Skip to main content

Visão + discussão: configurações + permissões [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Este é um exercício de visualização e discussão. O objetivo é facilitar a discussão sobre consentimento online, configurações do dispositivo e permissões.Também pode ajudar as participantes a compreenderem as várias preocupações/questões sobre o consentimento em seus dispositivos pessoais.

Objetivos 

  • Compreender, a partir de uma perspectiva feminista do espaço digital, sobre:
    • consentimento informado;
    • controle total sobre dados pessoais e informações online.
  • Aprender práticas de controle sobre sua persona digital.
  •  

Para quem essa atividade é destinada?

Esta atividade pode ser usada com participantes que tenham diferentes níveis de experiência em questões de consentimento e privacidade online e offline, de preferência com acesso a um dispositivo com o qual se conectem à internet durante a atividade.

Duração 

Essa atividade pode levar cerca de 1 hora e 30 min.

Recursos necessários para essa atividade   

  • Post-its para escrever;
  • Folhas de sulfite para desenhar;
  • Canetinhas e canetas marcadoras para escrever e desenhar;

Dinâmica

Esse é um exercício de visualização e discussão. Participantes vão receber post-its e canetinhas para escrever e desenhar.

Visualização individual - 30 minutos

Primeiro, pergunte às participantes qual dispositivo elas usam para acessar a internet (celulares, tablets, computadores pessoais, desktop no trabalho / casa / outros espaços públicos etc). Em seguida, diga a elas para pensarem e escreverem nos post-its as três primeiras atividades que elas deram consentimento em seus dispositivos móveis, independentemente de quais aplicativos.

Em seguida, em folhas de papel em branco, peça que desenhem um celular. Depois, peça que identifiquem qual sistema operacional seu dispositivo usa. Por fim, peça a elas que escrevam (no desenho do esboço móvel) 5 aplicativos que mais usam, verifiquem as permissões concedidas a esses aplicativos e anotem ao lado de cada um dos aplicativos.

Análise em grupo - 1 hora

Depois que todas as participantes tiverem visualizado esses detalhes, peça que compartilhem umas com as outras o que visualizaram. Alguns aplicativos (como WhatsApp, Facebook, Twitter, Google Maps etc.) são comumente usados por muitas pessoas, então você pode encontrar pontos em comum nas respostas. Procure semelhanças, mas também interrogue sobre as diferenças.

Nota: Se houver mais de 6 participantes, você pode opcionalmente formar grupos menores com 6 pessoas, para garantir que cada uma das participante tenha tempo para falar sobre o que visualizou.

Você pode facilitar a discussão com algumas perguntas como:

  • Que dispositivo você desenhou?
  • O seu dispositivo se conecta à internet?
  • O seu dispositivo é um telefone, um telefone digital ou um smartphone?
  • Qual sistema operacional seu dispositivo usa? (exemplo: Android, iOS, Windows etc.)
  • O seu sistema operacional é de código aberto ou fechado?
  • Qual é o fabricante do seu dispositivo?

Antes de entrar em questões sobre configurações e permissões, você pode explicar:

"Como os smartphones oferecem ainda mais funcionalidades e opções do que os telefones convencionais, a quantidade de informações que podem ser observadas e registradas é muito maior. Além disso, os usuários de smartphones estão compartilhando informações de identificação muito detalhadas sobre si mesmos e seu uso para muito mais empresas do que apenas sua operadora de rede móvel - cada aplicativo que você escolher instalar também pode enviar dados específicos sobre seu uso, tempos de chamada, contatos e uso de dados para quem é proprietário desse aplicativo.

O que um aplicativo pode ver e registrar geralmente é definido por padrão, mas existem muito poucas leis e regulamentos que limitem o que se pode projetar ou não em um aplicativo. Da mesma forma, o sistema operacional e o fabricante de um smartphone têm implicações sobre para onde vão seus dados e quem pode vê-los, além da operadora de rede móvel. " Fonte

Uma vez que esse entendimento básico tenha sido estabelecido, você pode conduzir a conversa para uma discussão mais detalhada sobre as configurações e permissões do dispositivo. Algumas perguntas de orientação para a discussão:

  • Quais são alguns recursos do telefone que os aplicativos escolhidos podem acessar? (exemplo: câmera, microfone, localização etc.)
  • Por que você acha que esses aplicativos exigem essas informações?
  • Você consentiu o compartilhamento dessas informações?
  • Você acha que existe uma ligação entre o consentimento offline e esse consentimento online?
  • Para onde você acha que vai essa informação?
  • Você acha que esta informação está protegida?

Você pode recorrer ao seguinte texto para trazer algumas informações básicas que podem orientar a discussão:

"Os dispositivos Android compartilham uma grande quantidade de dados da usuária com o Google, já que seu sistema operacional está profundamente entrelaçado com a conta da usuária do Google. Se você usa os serviços e aplicativos do Google, bem como um smartphone com Android, o Google conhece uma enorme quantidade de informações sobre você - possivelmente mais do que você imagina sobre si mesma, já que eles registram e analisam esses dados.

Da mesma forma, os iPhones (usando iOS como sistema operacional) fornecem à Apple uma quantidade semelhante de informações sobre usuárias, que podem ser combinadas com os dados de uma usuária se ela usar outros produtos e serviços da Apple. Além disso, o iPhone e a Apple são altamente proprietários e seu software e hardware são de código fechado. Isso inclui o próprio iPhone, bem como os aplicativos da Apple que são executados nele; em comparação, o Android é open source, o que permite que todos revisem seu código e saibam o que o Android faz.

Os smartphones são capazes de usar satélites GPS (Sistema de Posicionamento Global), além da triangulação de localização aproximada que as torres de rede móvel podem fornecer. Isso fornece dados de localização muito mais detalhados aos operadores e a quaisquer aplicativos que tenham acesso a essas informações. Essa localização mais precisa pode ser anexada, junto com a data e outras informações, a quaisquer dados que o telefone coleta para publicar online ou armazenar em sua memória. "  Fonte


wiggy-cactus-white-several.png