Skip to main content

Investigando os significados de "segurança/cuidado" - exercício de visualização [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Este é um exercício de visualização. Seu objetivo principal é que cada participante expresse suas próprias definições de espaço seguro e busque compreensão sobre estas duas palavras, compartilhando-as de maneira coletiva. Pode servir como um primeiro momento para projetarem ou redesenharem, em conjunto, novos espaços online ou espaços já existentes, tendo em mente valores compartilhados sobre segurança e cuidados.

Esta atividade pode funcionar bem como um quebra-gelo e como uma maneira de firmar as ideias do grupo sobre espaços seguros online, a partir das experiências com espaços seguros em suas vivências corpóreas.

Esta atividade tem três etapas:

  • Tempo para visualização individual, que pode ser feito com palavras ou desenhos;
  • Discussão em pequenos grupos sobre as palavras “segurança/cuidado”;
  • Reflexão em grupo com todes as participantes, para discutir e identificar suas definições, sejam compartilhadas ou divergentes, sobre "segurança/cuidado".

Sugerimos fortemente que esta atividade seja seguida por Interações  + discussão: Privacidade, consentimento e segurança.

Objetivos 

  • Definir o que o grupo entende por espaço online seguro / privado.

Para quem essa atividade é destinada?

Essa atividade pode ser usada com participantes que tenham diferentes níveis de experiência tanto na criação de espaços online quanto na criação de espaços seguros.

Duração 

Essa atividade pode levar cerca de 40 minutos.

Recursos necessários para essa atividade

  • Folhas de flip chart;
  • Canetas marcadoras;
  • Folhas de sulfite caso haja participantes que queiram desenhar.

Dinâmica    

Visualização individual - 10 minutos

Peça às participantes para fecharem os olhos e pensarem sobre um lugar / tempo / circunstância específicos em que se sentiram mais seguras. Incentive-as a explorarem durante a experiências os fatores que as fizeram se sentir seguras. Isso também pode ser um lugar / tempo / circunstância imaginário.

Opção

Desenhando.  Este também pode ser um exercício de visualização no qual você pede às participantes que desenhem o lugar / tempo / circunstância em que se sentem mais seguras, incluindo os elementos e fatores que as fizeram se sentir assim.

Discussão em pequenos grupos - 15 minutos

Em pequenos grupos, de três a cinco pessoas cada, peça às participantes que compartilhem umas com as outras o que visualizaram.

Observação: Para uma oficina com seis ou menos participantes, você pode facilitar ambas as etapas de discussão em um único grupo, sem dividi-las em grupos menores. O objetivo de usar pequenos grupos é garantir que cada participante tenha tempo para falar sobre o que visualizou.

Plenária - 15 minutos

Para estruturar a atividade, escreva as palavras "SEGURANÇA/CUIDADO" no meio de uma folha de flip chart e construa um mapa mental sobre a pergunta: "O que havia no lugar / tempo / circunstância que a fez se sentir segura?"

No final do exercício, você terá elaborado uma lista de palavras, frases e conceitos que definem "segurança/cuidado".

Notas de facilitação

  • Procure semelhanças nas respostas das participantes, mas também questione as diferenças presentes nas respostas.
  • Preste atenção e destaque fatores que podem ser aplicados a espaços online, ou que se conectem com os conceitos básicos trabalhados anteriormente.
  • Sempre sintetize os principais aprendizados da atividade visando reforçar os conceitos.

Sugestões para adaptações

  • Ao invés de usar apenas um flip chart para construir o mapa mental dos termos "SEGURANÇA/CUIDADO", você pode pedir a uma co-facilitadora para anotar, em um bloco de notas ou documento de Word, as palavras e conceitos que as participantes expressarem e, quando a discussão terminar, use um gerador de nuvem de palavras que mostrará graficamente/visualmente as palavras que definem "SEGURANÇA/CUIDADO".

wiggy-cactus-white-several.png