Skip to main content

Atividades de aprendizagem e caminhos de aprendizagem

Esta página lhe orientará para o correcto uso e compreensão do Módulo. Seguir os Caminhos de Aprendizagem, com actividades de profundidade variável, permitirá ao participante obter uma melhor compreensão dos temas estudados.

Caminhos de aprendizagem

As maneiras pelas quais você pode utilizar essas atividades - e combiná-las - dependerá de:

  • O propósito da sua oficina (você pretende conscientizar ou espera criar estratégias para responder à violência de gênero online?);
  • Participantes (estas pessoas são sobreviventes de violência de gênero online? Ou suas experiências são mais distantes?
  • Sua própria experiência na facilitação deste tipo de oficina (você é uma facilitadora experiente em criação de narrativas digitais (storytelling)? Uma facilitadora de segurança digital que agora está trabalhando com violência de gênero online? Ou ativista que deve realizar uma oficina de violência de gênero online como uma das atividades de campanha?);
  • O tempo que você tem disponível para realizar uma oficina.

Os caminhos de aprendizagem descritos a seguir são recomendações de como você pode combinar e misturar as atividades deste módulo para criar uma oficina sobre violência de gênero online.

Recomendamos começar com É violência de gênero online ou não? para despertar a discussão, trazer à tona entendimentos compartilhados sobre violência de gênero online e esclarecer conceitos-chave. Esta atividade funciona bem se você deseja fazer uma oficina mais geral de conscientização.

Depois disso, dependendo do tempo e do contexto, você pode usar as atividades Analisando a violência de gênero online e Roda de conversa sobre violência de gênero online para aprofundar a compreensão do grupo e para fundamentar a conversa em experiências de pessoas na sala (Roda de conversa) ou em estudos de caso (Analisando a violência de gênero online). Ambas as atividades de aprofundamento podem causar angústia e estresse nas participantes, portanto requerem preparação.

Para a atividade da Roda de Conversa, especificamente, a facilitação precisará de muito cuidado e consideração. Não recomendamos esta atividade para facilitadoras que estiverem trabalhando sozinhas ou para aquelas que estão apenas começando a fazer esse tipo de oficina.

Existem atividades táticas destinadas à formulação de estratégias de resposta à violência de gênero online. O jogo TakeBacktheTech tem como foco abordagens gerais para lidar com a violência de gênero online. Se você estiver com o tempo limitado, a atividade Memetize! é mais curta e mais rápida. Ela também é mais leve, e pode ser uma opção de atividade a ser realizada depois de uma mais pesada, como a “Roda de conversa sobre violência de gênero online”, por exemplo. A atividade Planejando respostas à violência de gênero online tem como objetivo chegar a uma estratégia de resposta mais abrangente para incidentes específicos.

A atividade Mapeando a segurança digital pode ser uma oficina independente, com foco em enquadrar a violência de gênero online na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Algumas combinações sugeridas:

Se você tem meio período para realizar sua oficina,

então utilize a atividade É violência de gênero online ou não? seguida da atividade Memetize!

Se sua oficina é focada em criar estratégias e você tem um tempo limitado,

recomendamos ir direto para o jogo TakeBacktheTech.

Se sua oficina é sobre ter respostas mais abrangentes para incidentes de violência de gênero online,

então sugerimos fazer a atividade Analisando a violência de gênero online

seguida da atividade tática Planejando respostas à violência de gênero online.

Atividades de aprendizagem

Atividades introdutórias

starter_activ_circular_200px.png

Atividades de aprofundamento

deepening_activ_circular_200px.png

Atividades práticas

tactical_activ_circular_200px.png

Recursos |  Links | Leitura adicional

blue-yellowplants.png


wiggy-cactus-yellow-several.png