Skip to main content

Planejando respostas à violência de gênero online [atividade prática]

tactical_activ_circular_200px.png

Esta atividade foi projetada para explorar e trazer à tona respostas individuais, comunitárias e de movimentos a casos de violência de gênero online. Para que esta atividade funcione, é necessário um exemplo de um incidente específico de violência de gênero online.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreensão das formas de violência de gênero online e seus impactos sobre as pessoas sobreviventes e suas comunidades.
  • Compreensão do continuum da violência entre as esferas offline e online, e as estruturas de poder que o permitem.
  • Ideias, estratégias e ações sobre as formas como a violência de gênero online pode ser abordada, especialmente em contextos específicos.

Para quem é esta atividade?

Embora esta atividade possa ser feita com participantes que tenham conhecimentos básicos sobre violência de gênero online, ela é mais útil para pessoas que desempenham um papel na resposta ou na organização de tais respostas a incidentes de violência de gênero online.

Tempo necessário

Esta atividade necessita de pelo menos 4 horas.

Recursos necessários

  • Folha de flip chart com explicações sobre a tabela de Mapeamento de respostas para a violência de gênero online (veja abaixo)
  • Exemplos de violência de gênero online escritos para servir como referência para cada grupo 

Dinâmica

É importante apresentar um cenário específico de violência de gênero online para as participantes antes de realizar esta atividade. Recomenda-se que esta Atividade Tática seja realizada após a Atividade de Aprofundamento “Analisando a violência de gênero online”. Dependendo do tamanho do grupo, divida-o em grupos menores para planejar como responder a um incidente de violência de gênero online.

Apresente a tabela de mapeamento de respostas à incidentes de violência de gênero online. Esta é uma forma de priorizar e colocar em uma linha do tempo uma variedade de respostas, e de ter uma abordagem coletiva sobre elas.

O mapa contém os seguintes elementos:

Desde o momento do incidente

Na tabela, essa seção é dividida em respostas na primeira semana, no primeiro mês e em 6 meses. Dependendo da gravidade e do escalonamento do incidente, isso pode mudar, com exceção das respostas na primeira semana desde o incidente. Algumas respostas vão além de 6 meses, especialmente aquelas em que a sobrevivente executa ações legais e / ou de advocacy. Alguns tipos de violência de gênero online são resolvidos mais rapidamente do que outras, portanto, as tabelas para isso não levariam mais do que 6 meses. O objetivo aqui é colocar as ações em uma linha do tempo com respostas imediatas, de curto prazo e de médio prazo.   

Resposta individual

Ações que devem ser realizadas pela pessoa que estiver passando por uma violência de gênero online.

Resposta da comunidade

Ações que pessoas amigas, organizações, redes e as comunidades da sobrevivente realizarão para ajudar a resolver a violência de gênero online ou fornecer apoio. Algumas perguntas de orientação para isso:

  • Quem é a comunidade em torno da sobrevivente?
  • A pessoa tem amigos / familiares próximos com quem pode contar para obter apoio enquanto lida e se recupera do incidente?
Resposta do movimento

Ações que os movimentos feministas e dos direitos das mulheres podem realizar em resposta a casos específicos de violência de gênero online.

Resposta de segurança digital

Ações que a sobrevivente e sua comunidade tomarão para proteger suas comunicações online e evitar mais violações de privacidade ou uma escalada do assédio. Isso pode incluir: proteger espaços online e / ou dispositivos, relatar incidentes às plataformas, “autodoxxing” para saber quais informações da sobrevivente estão disponíveis online.

Resposta de segurança física

Ações que a sobrevivente e sua comunidade tomarão para proteger a segurança do indivíduo fora da Internet. Podem incluir táticas e estratégias preventivas contra a escalada de incidentes de violência de gênero online ou, nos casos em que a violência de gênero offline já tem impactos na segurança física, táticas corretivas ou de mitigação.

Resposta de bem-estar

Ações que podem ser realizadas para garantir que a sobrevivente seja capaz de cuidar de si mesmo. Essas também são ações que a comunidade e o movimento podem realizar para garantir que a pessoa sob ameaça seja apoiada.

Ações de advocacy

Ações que podem ser tomadas para buscar reparação sobre o incidente, além de apenas interromper a violência. Podem incluir ações legais contra perpetradores e / ou plataformas, ou campanhas contra a violência de gênero online. No mínimo, Ações de Advocacy documentam incidentes para que outras pessoas possam aprender com eles.

Mapeamento de respostas para incidentes de violência de gênero online (com perguntas-guia)

Desde o momento do incidente

Resposta individual

Resposta da comunidade

Resposta do movimento

1a. semana 

Resposta de segurança digital

O que a sobrevivente precisa fazer para proteger suas comunicações online na primeira semana desde o momento do incidente?

Onde aconteceu a violência de gênero online? O que as plataformas permitem que as pessoas façam para proteger suas contas?

Quais informações sobre a sobrevivente estão disponíveis na Internet e o que elas podem fazer para remover esse conteúdo?

Quem pode apoiar a sobrevivente se ela precisar de assistência técnica para realizar ações de proteção nas contas e comunicações?

Quem pode ajudar a relatar o incidente à plataforma?

Há necessidade de apoio de um movimento maior para denunciar/relatar o incidente?

Resposta de segurança física 

As informações sobre a sobrevivente estão disponíveis online? O que a sobrevivente pode fazer para se proteger?

Que espaços seguros disponíveis a comunidade pode oferecer?


Resposta de bem-estar

A sobrevivente precisa estar offline?

Ela precisa de uma ou mais pessoas para apoiá-la no monitoramento de algumas plataformas?

Quem oferece suporte e segurança para ela? Como ela se manterá conectada as às suas fontes de apoio? Quais são as formas pelas quais a sobrevivente encontra conforto e consolo?

Quem na comunidade será a(s) pessoa(s) de apoio?

A sobrevivente deseja que outras pessoas no movimento saibam sobre o incidente? 

Ações de advocacy 

Que ações a sobrevivente deseja realizar para resolver o incidente?

Nota: Se a pessoa decidir seguir a via legal, é necessário que haja, dentro do grupo, compreensão das leis e políticas nacionais, e as ações de advocacy serão muito mais complicadas.

Quem pode apoiar a sobrevivente na documentação do incidente?

Haverá um chamado para que o movimento responda ao incidente conforme ele acontece?

Em 1 mês

Resposta de segurança digital 

Quais táticas e ações de acompanhamento a sobrevivente deve tomar em relação a segurança digital?

Que mudanças na prática a sobrevivente precisa fazer para se proteger ainda mais? 

Quais mudanças nas práticas de comunicação da comunidade precisam mudar para que se protejam de futuros incidentes?

Há habilidades e conhecimentos disponíveis na comunidade para implementar tais mudanças? Se não, a quem a comunidade pode recorrer?


Resposta de segurança física 

O que a sobrevivente precisa para ter condições de vida e de trabalho mais seguras?

Que mudanças nas práticas da comunidade precisam mudar para se protejam de futuros incidentes?

Há habilidades e conhecimentos disponíveis na comunidade para implementar tais mudanças? Se não, a quem a comunidade pode recorrer?


Resposta de bem-estar 

A sobrevivente precisa de ajuda profissional para lidar com o incidente?

As principais apoiadoras da sobrevivente precisam de ajuda profissional para lidar com traumas secundários?


Ações de advocacy 

Para a resposta legal: O incidente foi relatado às autoridades competentes? Que tipo de documentação é necessária?

Quais são as oportunidades dentro da comunidade para fornecer suporte jurídico para a sobrevivente?


6 meses 

Resposta de segurança digital 

Que coisas precisam de monitoramento constante nas atividades e comunicações online da sobrevivente? 



Resposta de segurança física 




Resposta de bem-estar 




Ações de advocacy 



Quais são as oportunidades e espaços onde o incidente pode ser compartilhado a fim de contribuir para a documentação mais ampla da violência de gênero online?

Preencher a tabela ou discutir ações a serem realizadas em momentos diferentes, por diferentes atores, será uma oportunidade para discutir e compartilhar estratégias e táticas entre e com as participantes.

Se houver vários grupos trabalhando em suas mesas, é importante que a treinadora/facilitadora dê uma volta para ver se há perguntas e informações que precisam ser compartilhadas.

Nota de Facilitação: Não precisa ser uma matriz. Se você não for o tipo de treinadora/facilitadora que adora planilhas, use outro formato que possibilite aos grupos elaborarem ações e estratégias para responder a incidentes de violência de gênero online. Se as participantes também não se sentirem confortáveis com tabelas, incentive-as a criar estratégias usando uma metodologia diferente. Você pode usar tarjetas adesivas para listar as diferentes respostas e agrupá-las em diferentes tipos (segurança digital, bem-estar, segurança física, ações de advocacy). O objetivo desta atividade é formular estratégias e certificar-se de que as participantes estão pensando em respostas à violência de gênero online de uma forma mais integrada (em vez de apenas focar nas ações de segurança digital), e a partir de uma perspectiva coletiva (em vez de colocar todo o ônus da resposta na pessoa que está enfrentando a violência).

Para concluir a atividade, concentre-se no seguinte:

  • Aprendizagens sobre como as plataformas respondem aos casos, e que tipo de advocacy precisamos fazer para torná-las mais responsivas à violência de gênero online
  • Recursos disponíveis para ativistas que os grupos não pensaram.
  • A importância de abordar respostas à violência de gênero online a partir de uma perspectiva coletiva

Notas de preparação da facilitadora

Nesta sessão, a facilitadora/treinadora precisará intervir mais diretamente sobre as seguintes questões:

  • táticas básicas de segurança digital, protegendo contas e dispositivos
  • estratégias para segurança física
  • conhecimento das maneiras pelas quais as plataformas respondem a incidentes
  • conhecimento das opções de reparação legal nos países das pessoas participantes
  • conhecimento do impacto da violência de gênero online no bem-estar das participantes e algumas estratégias para lidar com o processo de retraumatização das participantes

Recurso útil: Hey! Is Your Friend Being Attacked Online?


wiggy-cactus-blue-several.png