Skip to main content

Debate: Documentação de violência [atividade de aprofundamento]

deepening_activ_circular_200px.png

Esta é uma atividade de discussão aprofundada para facilitar a discussão sobre o uso de celulares para documentar a violência e como isso se relaciona com a perpetuação da violência. Este exercício pode ser usado para discutir casos específicos de mídias ativistas focadas na redução da violência, quando estes mesmos canais e mídias acabaram sendo utilizados para veicular e assim, muitas vezes, perpetuar a violência. As participantes compartilharão exemplos de como estão usando celulares para documentar a violência e se envolverão em debates sobre os impactos do compartilhamento de documentação da violência online.

Objetivos de aprendizagem aos quais esta atividade responde

  • um entendimento sobre cuidados em relação aos telefones celulares desde uma perspectiva de que são ferramentas ao mesmo tempo pessoais, públicas e privadas, e utilizadas para os movimentos;

Para quem é esta atividade?

Grupos que já utilizam ou estão pensando em utilizar telefones celular para documentar violência.

Tempo estimado

Esta atividade requer cerca de 60 minutos.

Recursos necessários para esta atividade

  • Estudos de casos impressos ou links

Dinâmica

Plenária - 10 minutos

Peça às participantes para compartilharem maneiras com as quais elas usam seus telefones celulares para documentarem violência.

Nota de cuidados: As pessoas podem compartilhar incidentes que ativam gatilhos para si mesmas e para outras pessoas na sala. Ao pedir que as pessoas compartilhem, ao pedir exemplos, reconheça quaisquer acordos e normas de seu espaço quanto a falar sobre violência. Você pode dizer reconhecer que o exercício discutirá atos de violência e que as pessoas que estão compartilhando são convidadas a compartilhar e cuidar de si mesmas, ou seja, a compartilhar de uma forma que não ultrapasse sua própria capacidade. Você pode pedir às pessoas que se cuidem e caso sintam gatilhos, que elas parem de compartilhar e/ou cuidem-se como precisarem.

Pergunte:

  • Quais são os exemplos de documentação de violência e partilha desta documentação que tiveram um impacto positivo em seu trabalho, advocacy, para suas comunidades?
  • O que você estava documentando?
  • O que aconteceu?
  • Como você compartilhou?
  • Com quem você compartilhou e como você escolheu estas pessoas?
  • Qual foi a resposta obtida?

Facilitadoras poderão preparar exemplos de movimentos locais e recentes usando celulares para documentar a violência e pedir às participantes que compartilhem exemplos de como estão usando celulares para documentar a violência ou para compartilhar documentação. Os exemplos podem incluir: documentar a violência do Estado, encaminhar vídeos de atos violentos, violência ao vivo, as implicações de possuir a posse desse tipo de mídia.
Alguns exemplos estão vinculados na seção "Recursos adicionais" abaixo. Você pode escolher usá-los para estudos de caso em pequenos grupos ou selecionar exemplos mais atuais ou apropriados para suas participantes.

Explique que esta atividade visa facilitar o espaço de discussão e debate em torno deste uso.

Pequenos grupos - estudos de caso - 20 minutos

Dê a cada pequeno grupo um estudo de caso para ler e discutir. Você pode encontrar estudos de caso abaixo - escolha e edite cenários de caso, postagens de blog e artigos de notícias, ou escolha ou escreva exemplos que sejam mais relevantes para suas participantes.

  • Qual é o exemplo?
  • Quais são os argumentos a favor do uso de telefones celulares para documentar violência neste caso?
  • Quais são os argumentos contra o uso de telefones celulares para documentar violência neste caso?
  • Quais são algumas maneiras de reduzir os impactos negativos desse tipo de vídeo que documenta a violência?

Cenários

Esses cenários são exemplos de uma maneira de se escrever cenários para as participantes da oficina. Ao escrever mais de 1, você pode levantar várias questões que sabe que os participantes vão querer discutir. Os exemplos aqui são projetados para iniciar conversas sobre vincular documentação ao movimento, consentimento, impacto e perpetuação da violência.

Cenário 1

Sua comunidade tem enfrentado violência e assédio. Você e outras se organizaram para documentar atos específicos e compartilhar alguns deles em plataformas de mídia social com legendas e texto para explicar os incidentes e a violência em curso. Você pode ligá-los a recursos, incluindo uma lista de demandas de sua comunidade e recursos de apoio para pessoas que estão sofrendo violência semelhante.

Cenário 2

Você testemunha um ato de violência na rua e começa a transmiti-lo ao vivo para seu canal de mídia social, onde tem milhares de seguidores. Você não conhece as pessoas que está filmando e não conhece o contexto.

Cenário 3

Você e sua comunidade têm transmitido ao vivo as imagens das manifestações para mostrar o poder das manifestações e documentar incidentes de violência e danos causados aos manifestantes. Você fica ciente de que a filmagem está sendo usada pela polícia local e por grupos de oposição para atingir os manifestantes, e editada em conjunto para criar uma mídia de oposição sobre os manifestantes que também está sendo compartilhada nas redes sociais.

Plenária – devolutiva - 30 minutos

A devolutiva em grupo é uma oportunidade para cada grupo compartilhar seu caso de estudo e ter uma discussão com o grupo todo sobre os atuais desafios em se documentar violência e compartilhá-la online. Permita um tempo amplo para os grupos partilharem e para que possa haver engajamento.

  • Qual é o exemplo?
  • Quais foram os argumentos a favor e contra do uso de telefones celulares para documentar violência que surgiram sobre este caso?
  • O que isso suscita para as outras? Você encontra esse problema? Como você está pensando nisso? Como você está traçando estratégias para obter o melhor impacto possível e como está reduzindo a probabilidade ou os impactos negativos?

Facilitadoras, à medida que os participantes compartilham, aponte os temas comuns. Quais são as principais preocupações das suas participantes em seus trabalhos - alguns problemas que podem surgir e sobre os quais você pode facilitar as sessões mais especificamente, podem incluir questões táticas de como documentar, armazenar, compartilhar; questões de verificação de mídia, falsificações profundas (deep fakes); uso da mídia para incitar violência e a possibilidade de compartilhar a documentação da violência como perpetuadora da violência e do dano.

Recursos adicionais

Estudos de caso e postagens em blogs sobre os impactos da documentação da violência


Exemplos de como as pessoas estão usando celulares para se organizarem - sugerimos reunir exemplos locais ou atuais relevantes de como as organizadoras estão usando celulares e pedir às participantes e anfitriãs exemplos durante a preparação da oficina.

  • Documentação de abusos de trabalhadores migrantes (em inglês)
    • Centre for Migrant Advocacy´s OFW-SOS

Estudo de caso: transmissão ao vivo de atos violentos: os desafios éticos da transmissão ao vivo pela Internet, Irie Crenshaw e Justin Pehoski (Live streaming violent acts Case Study: The Ethical Challenges of Live Internet Broadcasting)

https://mediaengagement.org/research/matters-of-facebook-live-or-death/

  • Australia (em inglês)

O mundo está se voltando contra a transmissão ao vivo. Após o tiroteio em Christchurch, a Austrália está liderando a investida contra vídeo bruto e não filtrado, Casey Newton, 4 de abril de 2019 (The world is turning against live streaming, In the aftermath of the Christchurch shooting, Australia is leading the charge against raw, unfiltered video) https://www.theverge.com/interface/2019/4/4/18294951/australia-live-streaming-law-facebook-twitter-periscope

  • Exemplos do Brasil (em inglês)

Despacho do Brasil: Se for morto pela polícia, será culpado por padrão... a menos que haja vídeo?, Priscila Neri (Dispatch from Brazil: If killed by police, guilty by default... unless there's video?) https://lab.witness.org/dispatch-from-brazil-if-killed-by-police-guilty-by-default-unless-theres-video/

  • WhatsApp e violência na Índia (em inglês)

O WhatsApp limitará drasticamente o encaminhamento em todo o mundo para impedir a disseminação de notícias falsas, após a violência na Índia e em Mianmar, Kurt Wagner, 19 de julho de 2018 (WhatsApp will drastically limit forwarding across the globe to stop the spread of fake news, following violence in India and Myanmar) https://www.vox.com/2018/7/19/17594156/whatsapp-limit-forwarding-fake-news-violence-india-myanmar

  • USA examples (em inglês)

Momento de vídeo viral da C-SPAN, Hadas Gold, 22/06/2016 (C-SPAN's viral video moment)

 https://www.politico.com/story/2016/06/cspan-house-sitin-democrats-224696

Membros do Congresso dos EUA transmitem ao vivo uma manifestação exigindo uma votação sobre a legislação de controle de armas. (US Congress members livestream a sit-in demanding a vote on gun-control legislation.)


wiggy-cactus-red-several.png