Skip to main content

Atividades de aprendizagem e caminhos de aprendizagem

Esta página é essencial para o correcto uso e compreensão do Módulo. Seguir os Caminhos de Aprendizagem, com actividades de profundidade variável, permitirá ao participante obter uma melhor compreensão dos temas estudados.

Atividades de aprendizagem

Atividades introdutórias

starter_activ_circular_200px.png

Atividades de aprofundamento

deepening_activ_circular_200px.png

Atividades práticas

tactical_activ_circular_200px.png

Atividades externas e baseadas em ferramentas

Onde os módulos incluem práticas e uso de ferramentas e softwares específicos, nós adicionamos links para recursos externos. Fazemos isso por algumas razões: os designs e recursos das ferramentas e os problemas de segurança mudam com frequência e, portanto, achamos melhor adicionar links aos recursos já com suas atualizações frequentes.

Caminhos de aprendizagem

Para facilitadoras que estiverem interessadas em alguma atividade específica, você pode usar somente uma atividade ou combinar algumas. Nós recomendamos começar com uma atividade inicial para abrir a discussão e as trocas entre as participantes sobre suas experiências com telefones celulares, e como gênero, sexualidade, raça, classe e capacitismo estão relacionados e impactam suas experiências.

Algumas recomendações específicas:

Para grupos que estejam considerando em usar o telefone celular para documentação de violência nós recomendamos a atividade de aprofundamento Debate: Documentação de Violência para abrir espaço para debater e discutir sobre desafios e oportunidades da documentação de violência e a atividade tática Usando dispositivos móveis para documentar violência: Planejamento e práticas.

Para grupos que queiram usar o telefone celular para comunicações para ações e organização, nós recomendamos as atividades táticas incluindo Planejando comunicações móveis para ações/organização e Faça Back-up! Bloqueie! Delete!.

Para participantes que usem o telefone celular para namoro online e sexting, nós recomendamos a atividade inicial Coletando telefones celulares e as atividades táticas Reinicie sua segurança em aplicativos de paquera online e Manda nudes, mas com segurança.

Nota da tradutora: Sexting é uma forma de expressão da sexualidade onde pessoas trocam com consentimento palavras ou imagens de conteúdo erótico, sexual. Atualmente, pode ser exemplificado mais popularmente com os nudes, mas também em formatos anteriores como o telessexo e o chat erótico.

Nota especial para o treinamento segurança em telefonia celular

É muito raro que todas as participantes em um treinamento tenham o mesmo tipo de telefone celular. Logo, é uma boa ideia dividir em pequenos grupos quando em atividades práticas: usuáries de iPhone, diferentes versões de Android e/ou outros tipos específicos de usuáries.

Recursos | Links | Leitura adicional


wiggy-cactus-blue-several.png