Skip to main content

Tornando os espaços online mais seguros [atividades práticas]

O objetivo desta atividade é examinar as opções de privacidade para contas e grupos dos sites de mídia social acordados (ou seja, comumente usados no grupo).

Se você deseja realizar uma atividade prática sobre serviços online, esta atividade fornece orientação para analisar as configurações, políticas e normas dos espaços online.

Sobre esta atividade 


tactical_activ_circular_200px.png
O objetivo desta atividade é examinar as opções de privacidade para contas e grupos dos sites de mídia social acordados (ou seja, comumente usados no grupo). Para os grupos que realizaram o exercício Criando o Ambiente Online dos seus Sonhos, esta é uma atividade para tornar os lugares dos sonhos realidade, incluindo a abordagem dos desafios do design e da política de espaços online atuais em desacordo com as visões do espaço dos sonhos. Essa atividade também pode ser utilizada para grupos que já possuem espaços online e desejam alterá-los para que se sintam mais seguras.

Se você deseja realizar uma atividade prática sobre serviços online, esta atividade fornece orientação para analisar as configurações, políticas e normas dos espaços online. Não é um guia passo-a-passo para ajustar as configurações, pois elas mudam com muita frequência.

Objetivos 

  • Prepare e traga para o grupo algumas estratégias para a criação de espaços online seguros como sugestão para as participantes e suas redes.
  • Compreenda e esteja a par (leve essa compreensão para o grupo) das limitações de privacidade da maioria das mídias sociais.

Para quem essa atividade é destinada?

Esta atividade pode ser usada com participantes com diferentes níveis de experiência em espaços online e na criação de espaços seguros. As participantes serão solicitadas a explorar e definir as configurações de privacidade nas ferramentas que estão usando.

Duração

Essa atividade requer cerca de 3 horas.

Recursos necessários para essa atividade

  •  Tabelas de planejamento impressas
  • Computadores para as pessoas trabalharem em seus planos

wiggy-cactus-red-several.png

Dinâmica

1. Mapear seu espaço

Desenvolvendo novos espaços: se você realizou com o grupo a atividade Criando o ambiente online dos seus sonhos, pode usar o trabalho desse exercício como seu mapa.

Redesenhando os espaços existentes: Se o seu grupo preferir redesenhar um espaço online existente, identifique um espaço do qual o grupo já participe ou peça às participantes que formem grupos com base nos espaços dos quais participam e facilite o(s) grupo(s) para responder às perguntas do Criando o ambiente online dos seus sonhos, sobre estes espaços existentes:

  • Como é chamado?
  • Por que este espaço é significativo?
  • Para quem é destinado? Para quem não é? Como você pode ter certeza?
  • Que tipo de coisas as pessoas fazem neste espaço?
  • Quais são as regras neste lugar?
  • Quem pode fazer parte dele? Quem não pode?
  • Qual será a aparência do espaço?
  • Como as pessoas vão se encontrar neste lugar?
  • Sobre quais assuntos as pessoas podem falar neste lugar? Sobre o que elas não podem falar?
  • Quem é responsável pela gestão do espaço?

Peça aos grupos que desenhem este espaço da forma mais criativa possível e  que usem essa criatividade parar preparar uma apresentação para o resto do grupo.

2. Escolhendo espaços: espaços que funcionam e avaliação de segurança

Se você realizou a atividade Interações + atividade: “Regras” para segurança online com esse grupo, talvez já tenha conversado sobre como escolher espaços e avaliar os riscos das comunicações online.

Escolhendo espaços a partir da funcionalidade

Como você escolhe e avalia os riscos para si mesma nas plataformas? Escolha espaços que nos ajudem a alcançar nossos objetivos de comunicação e tente participar desses espaços de forma que não nos exponha a riscos que não queremos correr.

Olhe para o mapa que você fez. Você já consegue identificar uma plataforma que lhe permitirá criar o espaço que você desenhou/esquematizou? Qual dos componentes do seu espaço será fácil de criar? O que será difícil? Existem espaços alternativos onde alguns desses elementos serão mais fáceis ou mais difíceis?

Escolhendo espaços estrategicamente

O espaço que você escolheu corresponde à sua estratégia? Este é um bom espaço para: organizar, mobilizar, para anúncios / influenciar o discurso?

Facilitadora: Apresente como essas diferentes atividades trazem consigo diferentes níveis de risco.

Perguntas que podem ser feitas:

  • Quais são alguns dos riscos dos diferentes tipos de comunicação?
  • Com quem você está se comunicando nessas atividades?
  • Com quem você não está se comunicando?
  • Quais são as consequências se alguém sem permissão ou que você não queira tenha acesso à sua mensagem?
  • Quão público/aberto pode ser o público?
  • Quais riscos as pessoas podem enfrentar se forem conhecidas como criadoras ou destinatárias da mensagem nesta comunicação?

Essa discussão leva e já pode introduzir à próxima seção de discussão, examinando os riscos com os quais as pessoas estão mais preocupadas.

Nota de facilitação: esta seção pode ser muito rápida, com todos concordando que precisam estar em uma única plataforma agora, por exemplo, o Facebook. No entanto, você pode aproveitar para falar sobre uma variedade de outras ferramentas e plataformas.

Discussão OU Interações: Avaliando as dimensões da segurança e da Internet: Quais são os problemas atuais?

Pergunte ao grupo: com quais riscos de segurança você está preocupado em espaços online? Facilite esta discussão para incluir preocupações sobre ações que os indivíduos podem realizar nesses espaços, bem como ações realizadas pelas empresas de software donas desses espaços.

Se você já fez a atividade Interações + atividade: “Regras” para segurança online com esse grupo, pode consultar os resultados da discussão e abreviar esta seção.

Caso contrário, facilite a discussão sobre os riscos de segurança em espaços online. Tire partido das experiências dos participantes, mas também prepare alguns exemplos de histórias em que a privacidade foi violada através de espaços online e qual foi o impacto nos indivíduos.

Discussão: Pergunte às participantes quais são as preocupações de segurança que elas têm em espaços online. Existem incidentes ou riscos específicos com os quais as pessoas estão preocupadas e desejam abordar em seu Espaço dos Sonho ou espaço reprojetado?

Interações: Sugerimos que você se familiarize com 2 a 3 estudos de caso e compartilhe-os aqui. Para compartilhá-los com o mínimo de tempo, apresente-os como uma palestra. Se você tiver mais tempo, ou quiser facilitar uma conversa mais profunda e o engajamento com as questões, encontre alguns meios de comunicação como artigos, vídeos curtos, entrevistas, sobre um caso e compartilhe com o grupo. Peça às participantes que os discutam em pares ou pequenos grupos.

  • Políticas de nomes reais e suas implicações para a organização e expressão online.
  • O mito de que estar online é ser anônimo e, portanto, seguro - leis e políticas que não permitem isso.
  • Experiência das mulheres na internet - assédio, ataques, etc.
  • O valor da internet; por que as pessoas permanecem no espaço online; como isso tem valor para nós e nossa comunidade?
  • Diversidade de acessos e nível de conforto dos espaços online que escolhemos. 
  • Escolher usar plataforma específica pode ser (ou é) uma barreira para as pessoas participarem em nossas redes?
  • O uso do espaço que você está escolhendo pode gerar implicações de custo para as pessoas em sua comunidade / rede  ?

Facilitadora: peça às participantes que considerem por que as plataformas em que estamos não são mais seguras por padrão/design.


wiggy-cactus-red-several.png

3. Faça um plano: Aborde os riscos dos espaços que você está usando

Usando os Espaços dos Sonho ou Espaços Redesenhados como exemplos, peça às participantes que façam planos para a implementação deste espaço online.

Isso pode ser mais útil se elas tiverem espaços ativos que desejam tornar mais seguros e protegidos.

Questões a serem consideradas aqui:

  • Configurações de privacidade nas redes sociais - é o suficiente? Quais são as limitações das configurações disponíveis?
  • Considerando a mudança para espaços não comerciais - quais são as barreiras?
  • Opções mais seguras para comunicações online - ferramentas que oferecem criptografia por padrão.

Considere

Plataforma ou Espaço

Como você poderá resolver isso?

Quem pode ver o que

Twitter (esse é um exemplo) 

Revisar minhas configurações de privacidade; considerar o conteúdo que eu posto, respondo, dou uma curtida (dou like) e as configurações de privacidade padrão em diferentes tipos de conteúdo; reduzir o número de pessoas às quais estou vinculado; proibir marcação 

Você conhece todo mundo a quem você está ligado? 


rever minhas conexões; remover conexões com pessoas que não conheço;

Você deseja usar seu nome real; anonimato e como é difícil


use um pseudônimo; impedir que outras pessoas se refiram a você ou te mencionem usando seu nome verdadeiro

Você que compartilhar a sua localização


Não, não desejo compartilhar minha localização automaticamente; desligar os serviços de localização; limitar postagens de fotos mostrando minha localização

Autorização 

Considere

Plataforma ou Espaço

Como você poderá resolver isso?

Garantir que estou desconectado / deslogado

f-book 

não salve a senha no navegador; revisar configuração no f-book para logout automático

2 fatores em contas e dispositivos


configurar 2 fatores para ter mais certeza de que apenas eu estou fazendo login

Contas compartilhadas


revisar quem tem acesso às contas compartilhadas; rever as políticas de senha nessas contas

Dispositivos

Condidere

Plataforma ou Espaço



Como você poderá resolver isso?

Segurança no nível do dispositivo

Twitter ou outro app

não fazer login automaticamente em nenhum aplicativo ou por meio de navegadores

Desejo que as notificações sejam exibidas em meus dispositivos


desligue notificações de áudio e vídeo

Administração de grupo

Se você estiver trabalhando com um grupo para implementar um espaço online, use a tabela de perguntas a seguir, analise e trabalhe utilizando as respostas, encontrando-as e implementando as configurações apropriadas na própria plataforma escolhida pelo grupo:

Exemplo de tabela de design / implementação:

Considere a página do grupo ou pagina pessoal

https://www.facebook.com/APCNews 

O que você está fazendo para implementar isso?

Quem pode visualzar esse espaço?

Qualquer pessoa na internet

nosso grupo é público no Facebook e possível de encontrar buscando na internet

Para quem esse espaço se destina? 

Membros da APC, comunidade e potenciais membros da APC


convidamos a equipe da APC e os membros da rede a participarem, mencionamos-os em postagens, convidamos-os para eventos postados nesta página


Para quem esse espaço não se destina?

Membros da APC, comunidade e potenciais membros da APC

fechado / público - limitamos quem pode postar, mas tornamos a página localizável no Facebook e por meio de pesquisas na web 

Que tipo de coisas as pessoas fazem ou farão nesse espaço? 

notificações sobre o trabalho da APC e links para o conteúdo da rede da APC publicado em outro lugar


Quem pode criar conteúdo nesse espaço? Que tipo de conteúdo?

equipe e membros

Como você gostaria de comunicar as regras desse espaço?

na página onde conta sobre do nosso grupo

vamos escrever nossas regras com base neste gráfico de perguntas e respostas e postá-lo em nossa página sobre 

Nota para bem-estar: trazer à tona conceitos de risco e tecnologia pode causar estresse às participantes. Esteja ciente disso. Faça uma pausa para um exercício de respiração. Ou permita que elas dêem um passeio pelo local para se descontrair quando precisarem.

Recursos adicionais


wiggy-cactus-red-several.png