Skip to main content

Usando dispositivos móveis para documentar violência: Planejamento e prática [atividade práticas]

Esta é uma atividade tática para ativistas que pretendem usar seus telefones celulares para documentar a violência. As participantes farão práticas de uma avaliação de segurança e um plano de documentação. As participantes colocarão a mão-na-massa com seus telefones celulares para praticar a documentação usando seus aplicativos e ferramentas escolhidas.

tactical_activ_circular_200px.png

Esta é uma atividade tática para ativistas que pretendem usar seus telefones celulares para documentar a violência. As participantes farão práticas de uma avaliação de segurança e um plano de documentação. As participantes colocarão a mão-na-massa com seus telefones celulares para praticar a documentação usando seus aplicativos e ferramentas escolhidas.

Nota de cuidados: Facilitadoras, esta é uma atividade longa e pode tomar quase um dia todo. Assegure-se de fazer pausas ao longo do processo. Reconheça que o ato de documentar é estressante e encoraje suas participantes a partilharem exercícios que elas acham que facilitam este processo de documentação, por exemplo, exercícios motores e de respiração.

Esta atividade tem 2 partes:

Parte 1: Avaliação e Planejamento
Primeiro as participantes irão planejar o trabalho, avaliando questões de segurança e o bem-estar das envolvidas. Com base nessa avaliação, farão planos de segurança e tomarão decisões sobre o gerenciamento de telefones celulares e mídia.

Parte 2: Configurações e Práticas
Em seguida, as participantes irão praticar táticas para documentar a violência usando telefones celulares.
Recomendamos também usar a atividade de aprofundamento Debate: Documentação de violência 

Objetivos de aprendizagem aos quais esta atividade responde

  • realizar trocas e praticar estratégias e táticas de segurança em telefones celulares para que possamos gerenciar os impactos das comunicações via telefonia celular entre nós, colegas e nossos movimentos.

Para quem é esta atividade?

Grupos que já usem ou estejam considerando usar telefones celulares para documentar violência.

Tempo estimado

Esta atividade requer cerca de 1 hora e 45 minutos.

Recursos necessários para esta atividade

  • Estudos de caso impressos ou links

Dinâmica

Introdução – 5 minutos

Compartilhe alguns exemplos recentes de movimentos que usam celulares para documentar violência e peça às participantes que compartilhem exemplos de como elas estão usando celulares para documentar violência ou para compartilhar a documentação. Os exemplos podem incluir: documentar violência do Estado, encaminhar vídeos de atos violentos, as possíveis implicações de ter a posse desse tipo de mídia.

Parte 1: Avaliação e planejamento – 30 minutos

Facilite que as participantes se dividam em pequenos grupos baseadas em situações similares que elas estejam vivenciando quando documentam violências.

Nota de cuidados: Facilitadoras, encorajem as participantes a avaliar e planejar suas próprias necessidades de cuidados. Documentar atos de violência pode ser estimulante e estressante para quem documenta. Incentive as participantes a compartilharem como elas obtêm recursos próprios, como estão trabalhando com outras ativistas para lidar com os impactos da documentação.

Veja também a Atividade Tática Faça Back-up! Bloqueie! Delete! a.k.a. Alguém pegou meu celular: Roubo, encarceramento, acidente, cruzar fronteiras.

Objetivo e planejamento: Discuta o objetivo da documentação


• O que você está documentando e por quê?
• Qual é a situação?
• Qual é o propósito da sua documentação? Se for para ser usado como evidência, planeje-a de acordo com os requisitos para que ela possa ser aceita como evidência. Para obter mais informações, consulte Recursos de vídeo como evidência da WITNESS: https://portugues.witness.org/tutoriais/video-como-evidencia/

Avaliação de riscos e cuidados: Discuta problemas de segurança já conhecidos e prováveis que aconteçam para as pessoas que estão documentando e sendo documentadas

  • Quais são os prováveis problemas de segurança que você enfrentará durante este trabalho? É provável que você encontre policiais ou antagonistas/oponentes?
  • O que pode ser mudado em relação ao seu contexto, o que afetará sua segurança e como você planejará isso? Discuta alguns cenários prováveis. Os exemplos podem incluir polícia e outros antagonistas/oponentes se tornando mais agressivos ou violentos. As respostas podem incluir continuar a documentar, aumentar a frequência de verificações de segurança entre sua equipe, interromper o processo de documentação.
  • Quem participará da documentação (filmagem, suporte, comunicações etc.) e que suporte essas pessoas têm e de que qual precisam?
  • O que você sabe sobre questões de segurança - alguém em nossa grupo se sente mais ou menos segura em participar com base no conteúdo ou contexto desta documentação? Quais funções elas se sentem confortáveis em assumir?
  • Que estratégias você e suas aliadas adotarão para se manterem seguras durante a documentação?
  • Qual é o papel do consentimento nesta documentação? Você buscará o consentimento das pessoas que documentar e como elas consentirão em serem filmadas ou documentadas? Você buscará o consentimento daquelas que você documenta em relação ao compartilhamento dessa filmagem e documentação mais tarde?
  • Quais são os problemas de segurança relacionados ao fato de você possuir esta filmagem? Quais são os problemas de segurança para as pessoas que aparecem na filmagem? Como você cuidará da filmagem depois que ela for filmada e armazenada em seu dispositivo, no armazenamento secundário? Considere onde você irá armazená-lo, quem tem acesso, se o armazenamento está criptografado, quando você irá excluí-lo.
  • Como você pode ser impactada por documentar a violência? De quais recursos você precisa para estar bem e ter os pés no chão ao fazer este trabalho? Que recursos os outros poderiam fornecer? Como você e sua equipe apoiarão umas às outras em suas necessidades individuais de recursos e o que podem fazer juntos para apoiar umas às outras?

Conheça seus direitos

  • Baseada na legislação de onde você se encontra, quais são seus direitos em relação à documentação?
  • Como isso se relaciona com o contexto de sua documentação? Exemplos de perguntas que você pode fazer: é legal filmar policiais, assembleia pública é legal?
  • A polícia tem permissão para revistar seus dispositivos?
  • A polícia vasculha dispositivos ou força as pessoas a deletarem mídia?

Preparando seu dispositivo

  • Você está usando seu celular pessoal?
  • Quais arquivos você deve excluir do telefone? Por quê?
  • Quais aplicativos você deve instalar ou desinstalar? Por quê?
  • Serviços de localização: é mais seguro para você ativar ou desativar a localização e o rastreamento? É vantajoso que você tenha colegas que possam ser capazes de seguir sua localização?
  • Você deseja ativar a limpeza/exclusão remota no caso de perder o acesso ao seu dispositivo?

Discussão: Por que ou por que não você usa seu celular pessoal para documentar violência?

Interações

Use informações da Atividade de Planejamento:  O que é um telefone? Como as comunicações móveis funcionam? para explicar como os telefones celulares estão ligados às pessoas que os usam, como a identificação funciona com vigilância em tempo real, como os metadados sobre o uso do telefone e os dados EXIF de mídia podem ser usados para te identificar.

Depois
  • Faça um plano de reunir as participantes para uma devolutiva. Como foram as coisas? Que coisas inesperadas aconteceram e como a sua grupa respondeu? O que ainda precisa de resposta? Como estão as pessoas e quem participará das próximas etapas?
  • Compartilhamento - analise seus acordos sobre consentimento e compartilhamento. Certifique-se de compartilhar esses acordos com qualquer outra pessoa com quem trabalhará para compartilhar a filmagem.
Discussão

O que mais você deseja fazer após a documentação?


wiggy-cactus-yellow-several.png

Parte 2: Configurações e práticas - 60 minutes

Dependendo da disponibilidade de tempo que tiver, você pode fazer todas estas atividades ou separá-las em pequenos grupos de forma que as pessoas se juntem e façam as atividades de acordo com suas próprias necessidades.

Dicas e truques de gravação

Como usar foto, vídeo e / ou gravação de áudio para documentar a violência:

  • Encontre as ferramentas integradas em seu telefone para gravação: fotos, vídeo, áudio

  • Pratique o uso dessas ferramentas, considere as dicas da WITNESS sobre as filmagens em equipe e usando o celular (link nos recursos abaixo)

  • Planeje suas filmagens, seja seletivo
    • Captura de detalhes e perspectiva: aproxime-se fisicamente para registrar mais detalhes e volte para mostrar uma perspectiva mais ampla dos eventos
    • Mantenha suas fotos estáveis: escolha sua foto e segure firme por pelo menos 10 segundos, evite o zoom, use as duas mãos e mantenha os cotovelos contra o corpo para estabilidade extra
    • Segure seu telefone horizontalmente para capturar um ângulo mais amplo
    • Aproxime-se para um bom som: esteja ciente de ruídos altos que podem abafar as entrevistas
    • Esteja atento à iluminação: grave em um local bem iluminado e mantenha o sol e as luzes fortes às suas costas
  • Se você tiver tempo, trabalhe em equipes para planejar a documentação já usando essas ferramentas. Pratique criando uma mídia.
  • Se você for compartilhar no YouTube, considere usar o recurso de legenda: https://support.google.com/youtube/answer/2734796?hl=pt-BR
  • Contexto e mensagens. Planeje sua mensagem. Onde você postará isso e que texto postará para acompanhá-la? Como você vinculará isso aos seus objetivos maiores?

Gravando chamadas telefônicas

Entrada

Isso provou ser útil para profissionais do sexo que estavam sendo ameaçadas por autoridades.

Usando um aplicativo

Você pode instalar e usar um aplicativo que te permite gravar. Isso exigirá dados para download e dados para realização da chamada, pois o aplicativo usará dados e não a linha telefônica e levará algum planejamento prévio.

  • Avalie qual aplicativo você gostaria de usar e instale-o
    • O Google Voice permite que você grave chamadas recebidas, não chamadas efetuadas
    • Seu celular pode ter um aplicativo de gravação integrado
  • Teste com uma parceira
  • Pratique como localizar a mídia e salvá-la de seu telefone em um local seguro onde você possa acessá-la quando precisar.
Usando um gravador

Se por algum motivo você não puder ou decidir por não usar um aplicativo, você tem opções de gravar usando um gravador ou pedir ajuda para gravar com o celular de outra pessoa. Você pode usar seu telefone no viva-voz e gravar usando um dispositivo de gravação de outra pessoa, ou usar o telefone dela como gravador de voz para gravar a chamada. Alguns telefones possuem um recurso de gravação de voz integrado.

  • Avalie qual ferramenta ou aplicativo você gostaria de usar e instale-o
  • Teste com uma parceira. Para obter o melhor som, aproxime-se e grave em um local longe de outros sons altos.
  • Pratique como localizar a mídia e salvá-la de seu telefone em um local seguro onde você possa acessá-la quando precisar.

Capturas de tela

Você pode fazer capturas de tela do seu telefone para documentar quando o assédio e a violência acontecem via mensagens de texto.

  • Escolha um aplicativo para capturar imagens e praticar:

    • No Android: um telefone que usa a versão Android Ice Cream Sandwich, você pode pressionar o botão de diminuir volume e liga/desliga ao mesmo tempo, segure por um segundo e seu telefone fará uma captura de tela que é salva na sua galeria.

    • iPhone X, XS, XR: Pressione e segure o botão lateral à direita e clique no botão Aumentar volume ao mesmo tempo e seu telefone fará uma captura de tela que é salva em seus álbuns em um álbum chamado Screenshots.

    • iPhone 8 e anterior: Pressione e segure o botão liga/desliga no lado direito e clique no botão inicial ao mesmo tempo. A captura de tela será salva em um álbum chamado Screenshots.

  • Pratique como localizar a mídia e salvá-la de seu telefone em um local seguro onde você possa acessá-la quando precisar.

Tenha em mente que você não poderá capturar a tela de todos os aplicativos. Alguns aplicativos, como o Signal, têm uma configuração de segurança que permite ao usuário impedir que outros capturem a tela de conversas específicas.

Documentar os eventos para registros internos

Conforme um incidente está ocorrendo, seja ele breve, longo, acontecendo pela primeira vez ou reincidente, é importante documentar as informações sobre o evento. Considerando que muitas das outras táticas giram em torno da documentação para compartilhamento público e social, isso pode ser útil principalmente como uma prática interna. Onde o evento está ocorrendo, quando, quem está envolvido, o que está acontecendo. Manter o controle dessas informações pode ser útil na reconstrução de eventos, avaliação e planejamento de respostas.

Transmissão AO VIVO

Adaptado do material da WITNESS: Como fazer transmissão ao vivo em protestos (EUA) – How to Livestream Protests (US) https://library.witness.org/product/livestreaming-protests-usa/ [em inglês].

Você está transmitindo ao vivo em um evento como um protesto, manifestação, etc. Esteja certa de usar as atividades de Avaliação e Planejamento. Transmissão Ao Vivo pode ser uma ótima maneira de mostrar os eventos que estão ocorrendo e de envolver as pessoas que estão assistindo e apoiando. Também existem alguns riscos elevados, pois pode haver presença da polícia no protesto e ainda pode haver policiais observando ao vivo ou após a gravação, na intenção de identificar e criminalizar as ativistas.

  • Localização: Documente sua localização intencionalmente. Filme placas de rua, prédios, e pontos de referência para documentar sua localização. Ainda, considere como revelar a sua localização em tempo real compromete sua segurança e a das pessoas que você está filmando.
  • Identificação de participantes: Você será capaz de obter o consentimento das pessoas que está filmando? Como você quer e precisa proteger as identidades delas? Considere não filmar rostos.
  • Identificação de táticas: Esta é uma faca de dois gumes. Você pode acabar filmando, sem intenção, as táticas das ativistas de uma maneira que possa impactá-las negativamente. Ao mesmo tempo, você pode documentar táticas da polícia para que possa avaliar melhor suas formações e prováveis ações futuras.
  • Para quem transmitir: Quais são as suas metas em transmitir ao vivo? Você quer transmitir primeiro para um pequeno grupo de pessoas confiáveis para que elas possam te dar suporte retransmitindo sua mídia?
  • Trabalhe em grupo: Trabalhe junto com outras que possam te dar suporte através do engajamento de audiência nos comentários e discussões, e que possam repostar a mídia em múltiplos canais.
  • Faça demandas: Busque o engajamento de sua audiência para ação.
  • Seu dispositivo: Você quer usar seu dispositivo pessoal? Qualquer dispositivo que usar, encripte-o e proteja-o com uma senha. Não use o desbloqueio por impressão digital.

Devolutiva - 10 minutos

  • Ancore a devolutiva numa conversa sobre o porquê documentamos violências. Reconheça que este é um trabalho estressante.
  • Compartilhe qualquer mídia que os grupos tenham criado quando estavam separados.
  • Compartilhe qualquer aprendizagem, novas ferramentas e dicas que tenham sido colocadas pelas participantes.

Recursos adicionais


wiggy-cactus-yellow-several.png