Skip to main content

Eu e meu telefone celular [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Esta é uma discussão introdutória. Ela foi desenhada como uma atividade de curta duração, para facilitar a reflexão das participantes sobre como elas usam seus telefones celulares de formas íntimas e para que comecem a partilhar práticas e preocupações sobre vigilância e privacidade relacionadas a isso.

Nós recomendamos fazer esta atividade logo no começo da oficina sobre segurança de dispositivos móveis.

Objetivos de aprendizagem aos quais esta atividade responde

  • um entendimento de como o acesso a comunicações móveis é diferenciado por gênero e é íntimo;

Para quem é esta atividade?

Esta atividade pode funcionar para qualquer pessoa que usa ou já usou um telefone celular.

Tempo estimado

Esta atividade requer cerca de 30 minutos.

Recursos necessários para esta atividade

  • Quadro branco ou flip chart (se a facilitadora optar por escrever durante a devolutiva)

Dinâmica

Discussão em pares - 15 minutos

Divididas em pares para facilitar trocas pessoas. Peça para uma partilhar primeiro enquanto a outra escuta. Em seguida, peça às parceiras que troquem os papéis de escuta e fala. Cada pessoa deve ter cerca de 5 a 7 minutos para falar. Isso dependerá também de quanto tempo se leva para os pares se formarem.

Questão 1: Quais são as coisas mais pessoais e privadas que você faz usando seu telefone celular?

Questão 2: Como você cuida destas interações, mídia, experiências?

Facilitadora, dê um ou dois exemplos sobre o que partilhar em pares. Por exemplo, nudes que você tira para seu próprio prazer e para se expressar, sexting ou conversas íntimas que você está tendo com pessoas.

Marcadores de diferença: De que forma varia o acesso a telefonia celular e a privacidade entre as participantes com base em seu gênero, sexualidade, raça, classe, capacidades?

Devolutiva do grupo todo - 15 minutos

A facilitadora toma notas e sintetiza. Peça para as pessoas compartilharem sobre o que elas falaram. Trace linhas em comum entre as conversas. De que forma as pessoas estão usando seus telefones e de que maneira estes usos são íntimos? Como as participantes partilharam que seu gênero está relacionado com o acesso que elas têm à telefonia celular, à sua privacidade? O que as pessoas estão fazendo para cuidarem de suas interações íntimas e suas mídias?  Com o que as pessoas estão preocupadas e como elas estão relacionando privacidade e gênero, sexualidade, raça, classe, capacidades, idade, etc.?


wiggy-cactus-blue-several.png