Skip to main content

Mapeando a segurança igital [atividade prática]

Esta atividade foi projetada para apresentar as diferentes formas de violência de gênero online.

Sobre esta atividade de aprendizagem


tactical_activ_circular_200px.png

Esta atividade foi projetada para apresentar as diferentes formas de violência de gênero online. A atividade é realizada em três equipes, e cada equipe assume uma forma específica de violência de gênero online:

  • Chantagem
  • Perseguição online
  • Discurso de ódio

Cada equipe consiste em uma facilitadora, que possui um conjunto de cartas de Cenário, e participantes da equipe, com um conjunto de cartas de Direitos.

O jogo começa com a facilitadora ajudando as participantes a refletirem sobre a forma específica de violência de gênero online e como ela se manifesta.

Depois que um entendimento básico foi estabelecido, a facilitadora joga uma carta de cenário e facilita uma discussão sobre ele (o cenário). As participantes da equipe respondem coletivamente ao cenário, jogando, cada uma, uma carta de Direitos para se protegerem. As participantes discutem então como os direitos que selecionaram seriam violados naquele cenário. A facilitadora passa, então, para a próxima carta de Cenário. Dois cenários podem ser jogados por cada equipe.

Se houver tempo disponível no final da atividade, as equipes podem se reunir para discutir e compartilhar suas reflexões sobre as formas específicas de violência de gênero online e os direitos relacionados que as protegem.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreensão das formas de violência de gênero online e seus impactos sobre as pessoas sobreviventes e suas comunidades.
  • Compreensão do continuum da violência entre as esferas offline e online, e as estruturas de poder que o permitem.
  • Ideias, estratégias e ações sobre as formas como a violência de gênero online pode ser abordada, especialmente em contextos específicos.

Para quem é esta atividade?

Esta atividade pode ser realizada com participantes que possuem diferentes níveis de compreensão sobre violência de gênero online e sobre os direitos relacionados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Tempo necessário

Esta atividade levará cerca de 2-3 horas.

Recursos necessários 

  • Cartas de Cenário impressas (2 cartas por equipe)
  • Cartas de Direitos impressas (6 cartas para cada participante das equipes)
  • Espaço grande o suficiente para que 3 equipes possam fazer suas discussões
  • Uma mesa grande o suficiente para acomodar as Cartas de Direitos que cada equipe apresentará por rodada

wiggy-cactus-blue-several.png

Dinâmica

Jogadoras

As participantes serão divididas em três equipes:

  • Equipe A - Discutindo Chantagem
  • Equipe B - Discutindo Perseguição Online
  • Equipe C - Discutindo Discurso de Ódio

Cada equipe também possui uma Facilitadora. Sugere-se que cada equipe seja composta por 6 participantes e 1 facilitadora.

Cartas

As participantes das três equipes devem receber o mesmo baralho impresso de cartas de Direitos. Cada carta tem de um lado o direito e, de outro, a descrição do direito.  Consulte a seção sobre Direitos para ver exemplos que podem ser incluídos.

Cada facilitadora recebe 3 conjuntos de cartas de Cenário específicas para a forma de violência de gênero online da equipe. Consulte a seção sobre Cenários para exemplos de cenários por equipe.

Direitos

Alguns dos Direitos que podem ser adicionados ao baralho de cartas de Direitos são os seguintes:

  • Direito à liberdade de expressão (Artigo 19, Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem sofrer interferências, e de procurar, receber e difundir informações e ideias por qualquer meio, independentemente de fronteiras”.

  • Direito à privacidade e liberdade contra difamação (Artigo 12, Declaração Universal dos Direitos Humanos)

"Ninguém será sujeito a interferências arbitrárias em sua privacidade, família, lar ou correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Todos têm direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques."

  • Direito à liberdade contra a violência (Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres)

"Os  Estados  devem  condenar  a  violência  contra  as  mulheres  e  não  devem  invocar quaisquer  costumes,  tradições  ou  considerações  religiosas  para  se  furtar  às  suas obrigações  quanto  à  eliminação  da  mesma. Os Estados devem buscar por todos os meios apropriados e sem demora uma política de eliminação da violência contra as mulheres ... [Isto inclui] qualquer  ato  de  violência  baseado  no gênero  do  qual  resulte,  ou  possa  resultar,  dano ou  sofrimento  físico,  sexual  ou  psicológico  para  as  mulheres,  incluindo  as  ameaças  de tais  atos,  a  coação  ou  a  privação  arbitrária  de  liberdade,  que  ocorra,  quer  na  vida pública, quer na vida privada."

  • Direito de proteger seu trabalho artístico (Artigo 27, Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Toda pessoa tem direito à proteção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria”.

  • Direito ao Trabalho (Artigo 23, Declaração Universal dos Direitos Humanos)

(1) Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego... (2) Quem trabalha tem direito a uma remuneração justa e favorável, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de proteção social…

  • Direito à participação pública (Artigo 27 (1), Declaração Universal dos Direitos Humanos)

"Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de desfrutar das artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam."

Outros direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos também podem ser adicionados ao baralho, se necessário.

Cenários

Consulte a história em quadrinhos e a seção “Como as pessoas experimentam a Chantagem” aqui para exemplos de cenários de Chantagem.

Consulte a história em quadrinhos e a seção “Como as pessoas experimentam a Perseguição Online” aqui para exemplos de cenários sobre Perseguição Online.

Consulte a história em quadrinhos e a seção “Como as pessoas vivenciam o Discurso de Ódio” aqui para exemplos de cenários de Discurso de Ódio.

Jogo

Três equipes são formadas, cada uma para discutir uma das seguintes formas de violência de gênero online: chantagem, perseguição online e discurso de ódio. Cada equipe escolhe uma facilitadora ou uma facilitadora é apresentada à equipe, e os grupos com suas respectivas facilitadoras se movem para diferentes partes da sala. Cada Facilitadora recebe um baralho de cartas de Cenário específico para sua equipe, e cada participante da equipe recebe um baralho de cartas de Direitos. O jogo agora é jogado em 3 fases, com uma 4ª fase opcional que pode ser incorporada dependendo da disponibilidade de tempo.

Etapa I: Breve reflexão

A facilitadora de cada equipe pode usar os recursos dos links a seguir para iniciar uma breve sessão de reflexão.

O objetivo é estabelecer um breve entendimento das formas de violência de gênero online antes de passar para a próxima fase do jogo, que envolve cenários. Esta reflexão pode ser contextualizada e localizada para o grupo, tendo em vista as diferentes identidades das pessoas envolvidas. Esse estágio pode ser encurtado ou estendido com base no nível de experiência das participantes do grupo.

Etapa II: Cenários

Uma vez que o grupo esteja razoavelmente confortável com o que envolve o tipo específico de violência de gênero online que será discutido, a etapa II pode começar. A facilitadora joga uma carta que descreve um cenário relacionado a essa forma de violência específica. A seção sobre Cenários oferece exemplos de cenários possíveis. A facilitadora então faz algumas perguntas sobre este cenário.

Por exemplo, as perguntas sugeridas para perseguição online são:

  • Você acha que a situação enfrentada por X é um caso de perseguição online?
  • O que X poderia ter feito para evitar essa situação? (Observe que esta pergunta NÃO deve ser colocada de uma forma que possa atribuir qualquer culpa à vítima, mas de uma forma saudável que destaque as práticas seguras online)
  • Como você teria lidado com a situação se fosse você?

As discussões em torno dessas questões podem ser contextualizadas para o grupo.

Etapa III: Direitos

Assim que a discussão dos cenários for concluída, a etapa III do jogo, que envolve as cartas de Direito, pode começar. As participantes da equipe agora decidem coletivamente entre si quais cartas de direito desejam jogar para se proteger no cenário que foi colocado. Cada participante joga uma carta. Todas as cartas jogadas são colocadas na mesa em frente à facilitadora. (Como mencionado anteriormente, sugere-se que este jogo seja jogado com 6 participantes por equipe. Porém, dependendo do número de pessoas na equipe, pode ser que uma carta se repita, sendo jogada por duas participantes diferentes, ou que cada participante possa jogar mais de uma carta.)

A facilitadora agora pede às participantes detalhes sobre como as cartas que jogaram ajudariam a protegê-las no cenário.

Este é um bom momento para a facilitadora perguntar às participantes de sua equipe se existem ou não leis locais relacionadas a esses direitos e como elas podem ser (ou foram) usadas em situações semelhantes. Essa discussão também pode se estender aos prós e contras do uso do sistema judicial ou da aplicação da lei.

Alguns detalhes de como os Direitos se relacionam a essas formas específicas de violência de gênero online podem ser encontrados na seção “Direitos Relacionados” dos seguintes links:

A facilitadora então passa para a próxima carta de cenário e o processo é repetido. A sugestão é que cada equipe jogue dois cenários, mas é possível jogar mais de dois dependendo da disponibilidade de tempo.

Etapa IV (opcional)

Esta etapa é opcional e pode ser jogada se houver disponibilidade de tempo. Depois que cada equipe tiver jogado Cenários e Direitos, elas podem se reunir para discutir percepções de cada uma de suas atividades.

Alguns pontos de discussão podem incluir:

  • O que aprendemos sobre a forma específica de violência de gênero online discutida por nossa equipe?
  • Quais cenários discutidos podem surgir em relacionados a isso?
  • Quais direitos discutidos podem ser usados para nos proteger em tais cenários?

Notas de preparação da facilitadora

Há algumas diretrizes a serem seguidas se você decidir usar esta atividade de aprendizagem:

  • Durante a discussão sobre Cenários, permita que cada participante responda ao cenário de sua própria maneira. Não as apresse. Não corrija suas falas. Não as interrompa.
  • Não force as pessoas a responderem. Talvez, para algumas pessoas, seja preferível escrever suas respostas. Ou seja, nem todo mundo precisa responder, mas incentive todas a fazê-lo.
  • Se houver alguma situação-gatilho, faça uma pausa. Não force a participante a continuar com a atividade.

Leia as notas para manter um espaço de conversas saudável  e Interseccionalidade e Inclusão para saber mais sobre como criar espaços de discussão seguros e inclusivos.

Recursos que podem ajudá-la a se preparar melhor para esta atividade:

Take Back the Tech! compilou um conjunto abrangente de recursos sobre cada uma das formas de violência de gênero online discutidas nesta atividade. Esses recursos foram citados ao longo da atividade e podem ser consultados com mais detalhes aqui:

Ajustes sugeridos

É recomendável que esta atividade seja realizada como uma Atividade Tática. Ela também pode ser dividida em duas atividades – a Etapa I pode ser realizada separadamente como uma Atividade Introdutória, e as Etapas II e III podem ser realizadas juntas como uma Atividade de Aprofundamento após a Atividade Introdutória.


wiggy-cactus-yellow-several.png