Skip to main content

Criando o ambiente online dos seus sonhos [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Nesta atividade, as participantes consideram os elementos de um espaço online onde sua comunidade pode crescer, se desenvolver, prosperar. Dependendo dos objetivos do grupo e do workshop, as facilitadoras podem levar as participantes a considerarem possíveis atividades e formas de estar em espaços online.

Este é um exercício de visualização e pode levar a uma discussão sobre os espaços online onde as participantes costumam estar com mais frequência e às possibilidades e limitações de usar essas plataformas em comparação com o espaço ideal que elas imaginaram.

Objetivos 

  • Pensar estratégias para criação de espaços online seguros para as participantes e suas redes.

Para quem essa atividade é destinada?

Esta atividade é para pessoas ou grupos que tenham participação em espaços online. Pode ser uma boa atividade para um grupo pensar no redesenho de um espaço que atualmente precisa ser revisto pelo grupo, ou para um grupo em que as participantes estejam estabelecendo novos espaços online juntas.

Duração

Tempo total sugerido para uma oficina padrão com 12-15 participantes: 2h30 

  • 30 minutos para discussão sobre: Por que estamos online? Por que isso é importante para nós?;
  • 45 minutos para o trabalho em grupo;
  • 30 minutos para as apresentações (4-5 grupos de 5-6 minutos cada);
  • 45 minutos para devolutivas e discussão em plenária.

Recursos necessários para essa atividade

  • Folhas de flip chart;
  • Canetas marcadoras.

Dinâmica

Discussão: Por que estamos online? Por que isso é importante para nós?

Como estaremos examinando as muitas maneiras pelas quais a Internet não foi projetada para nossa segurança ou privacidade, baseie esta conversa nas razões pelas quais as participantes estão online. Se você já está familiarizada com o grupo, pode dar exemplos do trabalho que elas estão realizando online. Se você estiver menos familiarizada com o grupo, peça às participantes exemplos de coisas que estão fazendo online que sejam significativas para elas.

Abra espaço para discussão sobre as diferentes facetas que compõem a vida das pessoas.

Algumas perguntas de orientação para esta discussão:

  • Que espaços você usa online? Para quê?
  • Quais são as limitações dos espaços que você usa? Seria uma boa ideia resolver isso considerando uma plataforma/espaço/ ferramenta por vez.
  • Já ocorreram incidentes em que você se sentiu insegura nos espaços que usa? Novamente, resolva isso considerando uma plataforma / espaço / ferramenta por vez.
  • Você está usando diferentes espaços para diferentes aspectos de suas vidas? Quantos são? E como você decide quais usar para quais aspectos.

Nota para facilitadora: é uma boa ideia enfatizar que o "Ambiente Online dos Sonhos" se refere a um ambiente de trabalho pessoal e político / ativista. Portanto, dependendo de como as participantes estão respondendo às perguntas-guia, desafie-as a pensar sobre seus trabalhos pessoais e ativistas e sobre o uso da internet nesses espaços.

Escreva os destaques da discussão.

Atividade em grupos menores

Depois de apresentar a proposta da atividade, forme grupos pequenos (3 - 5 participantes) para pensarem em seus ambientes online dos sonhos. Durante a discussão dos grupos, peça a elas que reflitam e respondam sobre as seguintes perguntas:

  • Como ele se chama?
  • Por que esse espaço é significativo?
  • Para quem ele vai servir? Para quem ele não serve? Como você pode ter certeza disso?
  • Que tipo de coisas as pessoas fazem neste espaço?
  • Quais são as regras neste lugar?
  • Quem pode fazer parte? Quem não pode fazer parte?
  • Qual será a aparência do espaço?
  • Como as pessoas se encontrarão neste lugar?
  • Sobre quais assuntos as pessoas podem falar neste lugar? Sobre o que elas não podem falar?
  • Quem é o responsável pela gestão do espaço?

Peça aos grupos que desenhem este espaço da forma mais criativa possível e peça que preparem uma apresentação criativa para o resto do grupo.

Compartilhando Impressões

Para desenvolver as apresentações, peça às outras participantes, ouvintes, que façam perguntas de esclarecimento após as apresentações e listem questões mais estratégicas / éticas / importantes. Espere até que todos os grupos tenham apresentado suas ideias para compartilharem em um grande grupo.

Devolutiva/ conversa

Para encerrar esta atividade, discuta o seguinte:

  • Quais são os pontos críticos que devem ser considerados ao projetar espaços seguros (voltem no Compartilhamento de Impressões).
  • Seguro para quem? Nós mesmas, mas nós fazemos parte da vida umas das outras, onde estão os momentos potenciais em que temos que cuidar de nossa própria segurança, bem como da segurança das outras e vice-versa (você pode verificar as Regras de Segurança Online como referência).
  • Quais são algumas das limitações desse espaço online? Um espaço pode ser totalmente “seguro”?  O que pode resultar em uma mudança dessa segurança?
  • Ao compreender # 3, leve para casa a reflexão sobre o que precisamos entender, quem tem controle sobre a formação de um espaço e como, como o espaço funciona, onde o espaço está inserido em relação a outros espaços (link também entre online e offline) e se espaços seguros são importantes para nós, como podemos traçá-los / projetá-los de forma mais consciente em nosso ativismo?
Notas de facilitação
  1. Faça perguntas sobre outras considerações na criação de espaços online seguros:
    1. Quem são aqueles que ameaçam a segurança deste espaço? Interna e externamente? Como eles podem proteger o espaço?
    2. Onde os espaços estão hospedados (ou seja, as leis nacionais existentes têm um impacto sobre esses espaços inclusive sobre permitir ou não a existência desse tipo de espaço, bem como garantir a reparação se o espaço for abusado)?
    3. Existem considerações legais na criação de tal espaço com as quais o grupo deve se preocupar?
    4.  Quais são as responsabilidades e obrigações das plataformas de mídia social quando algo dá errado? O que elas são na realidade? E quais deveriam ser essas responsabilidades? Você pode querer ler sobre os Princípios de Manila sobre Responsabilidade Intermediária.
    5. Quais são os padrões internacionais e nacionais de direitos humanos sobre privacidade? Quais são as considerações legais sobre privacidade?

Isso pode levar diretamente a uma contribuição/palestra sobre os princípios de segurança online ou a uma palestra sobre questões de privacidade nas mídias sociais.


wiggy-cactus-yellow-several.png