Skip to main content

Atividades de aprendizagem e caminhos de aprendizagem

Esta página lhe orientará para o correcto uso e compreensão do Módulo. Seguir os Caminhos de Aprendizagem, com actividades de profundidade variável, permitirá ao participante obter uma melhor compreensão dos temas estudados.

Alguns caminhos para a facilitação

Sugerimos começar este módulo com uma das Atividades Iniciais: Investigando os significados de "segurança/cuidado"A bolha ou Criando o ambiente online dos seus sonhos - para que as participantes comecem a explorar os conceitos. Se você quiser ser mais específica, existem atividades iniciais sobre consentimento e privacidade (Como seria a sua plataforma de fotos?), armazenamento em nuvem e privacidade de dados (A nuvem), consentimento e permissões no dispositivo (Visualização + discussão: Configurações + permissões). Dependendo dos objetivos do seu grupo, essas atividades ajudarão a estabelecer os conceitos de segurança e privacidade.

Você pode usar a atividade “Criando o ambiente online dos seus sonhos” para trabalhar com um grupo que precise redesenhar um espaço online que já exista, ou criar um novo, com valores de segurança e privacidade.

Em seguida, aprimore a compreensão do grupo sobre os conceitos com as Atividades de Imersão.

As Atividades Táticas são sessões de atividades práticas.

  • Tornando os espaços online mais seguros é uma atividade para tornar reais os lugares sonhados, incluindo a abordagem dos atuais desafios dos modelos e políticas de espaços online, quando comparados com o que cada participante imagina como espaços dos sonhos. Se você desejar fazer uma prática sobre serviços online, esta atividade fornecerá orientação para analisar as configurações, políticas e acordos destes ambientes. Não é um guia passo-a-passo para ajustar as configurações, pois elas mudam com muita frequência.
  • Ferramentas alternativas para redes e comunicações é uma atividade relevante para participantes que desejam começar a se afastar de plataformas e ferramentas proprietárias, comerciais e menos seguras.

Atividades de aprendizagem

Atividades introdutórias

starter_activ_circular_200px.png

 Atividades de imersão

deepening_activ_circular_200px.png

Atividades práticas

tactical_activ_circular_200px.png

Recursos | Links | Leituras Adicionais

 Apresentação de slides sobre mídia social e segurança da Jac (em inglês)


wiggy-cactus-blue-several.png