Usando dispositivos móveis para documentar violência: Planejamento e prática [atividade práticas]

Esta é uma atividade tática para ativistas que pretendem usar seus telefones celulares para documentar a violência. As participantes farão práticas de uma avaliação de segurança e um plano de documentação. As participantes colocarão a mão-na-massa com seus telefones celulares para praticar a documentação usando seus aplicativos e ferramentas escolhidas.

tactical_activ_circular_200px.png

Esta é uma atividade tática para ativistas que pretendem usar seus telefones celulares para documentar a violência. As participantes farão práticas de uma avaliação de segurança e um plano de documentação. As participantes colocarão a mão-na-massa com seus telefones celulares para praticar a documentação usando seus aplicativos e ferramentas escolhidas.

Nota de cuidados: Facilitadoras, esta é uma atividade longa e pode tomar quase um dia todo. Assegure-se de fazer pausas ao longo do processo. Reconheça que o ato de documentar é estressante e encoraje suas participantes a partilharem exercícios que elas acham que facilitam este processo de documentação, por exemplo, exercícios motores e de respiração.

Esta atividade tem 2 partes:

Parte 1: Avaliação e Planejamento
Primeiro as participantes irão planejar o trabalho, avaliando questões de segurança e o bem-estar das envolvidas. Com base nessa avaliação, farão planos de segurança e tomarão decisões sobre o gerenciamento de telefones celulares e mídia.

Parte 2: Configurações e Práticas
Em seguida, as participantes irão praticar táticas para documentar a violência usando telefones celulares.
Recomendamos também usar a atividade de aprofundamento Debate: Documentação de violência 

Objetivos de aprendizagem aos quais esta atividade responde

Para quem é esta atividade?

Grupos que já usem ou estejam considerando usar telefones celulares para documentar violência.

Tempo estimado

Esta atividade requer cerca de 1 hora e 45 minutos.

Recursos necessários para esta atividade

Dinâmica

Introdução – 5 minutos

Compartilhe alguns exemplos recentes de movimentos que usam celulares para documentar violência e peça às participantes que compartilhem exemplos de como elas estão usando celulares para documentar violência ou para compartilhar a documentação. Os exemplos podem incluir: documentar violência do Estado, encaminhar vídeos de atos violentos, as possíveis implicações de ter a posse desse tipo de mídia.

Parte 1: Avaliação e planejamento – 30 minutos

Facilite que as participantes se dividam em pequenos grupos baseadas em situações similares que elas estejam vivenciando quando documentam violências.

Nota de cuidados: Facilitadoras, encorajem as participantes a avaliar e planejar suas próprias necessidades de cuidados. Documentar atos de violência pode ser estimulante e estressante para quem documenta. Incentive as participantes a compartilharem como elas obtêm recursos próprios, como estão trabalhando com outras ativistas para lidar com os impactos da documentação.

Veja também a Atividade Tática Faça Back-up! Bloqueie! Delete! a.k.a. Alguém pegou meu celular: Roubo, encarceramento, acidente, cruzar fronteiras.

Objetivo e planejamento: Discuta o objetivo da documentação


• O que você está documentando e por quê?
• Qual é a situação?
• Qual é o propósito da sua documentação? Se for para ser usado como evidência, planeje-a de acordo com os requisitos para que ela possa ser aceita como evidência. Para obter mais informações, consulte Recursos de vídeo como evidência da WITNESS: https://portugues.witness.org/tutoriais/video-como-evidencia/

Avaliação de riscos e cuidados: Discuta problemas de segurança já conhecidos e prováveis que aconteçam para as pessoas que estão documentando e sendo documentadas

Conheça seus direitos

Preparando seu dispositivo

Discussão: Por que ou por que não você usa seu celular pessoal para documentar violência?

Interações

Use informações da Atividade de Planejamento:  O que é um telefone? Como as comunicações móveis funcionam? para explicar como os telefones celulares estão ligados às pessoas que os usam, como a identificação funciona com vigilância em tempo real, como os metadados sobre o uso do telefone e os dados EXIF de mídia podem ser usados para te identificar.

Depois
Discussão

O que mais você deseja fazer após a documentação?


wiggy-cactus-yellow-several.png

Parte 2: Configurações e práticas - 60 minutes

Dependendo da disponibilidade de tempo que tiver, você pode fazer todas estas atividades ou separá-las em pequenos grupos de forma que as pessoas se juntem e façam as atividades de acordo com suas próprias necessidades.

Dicas e truques de gravação

Como usar foto, vídeo e / ou gravação de áudio para documentar a violência:

Gravando chamadas telefônicas

Entrada

Isso provou ser útil para profissionais do sexo que estavam sendo ameaçadas por autoridades.

Usando um aplicativo

Você pode instalar e usar um aplicativo que te permite gravar. Isso exigirá dados para download e dados para realização da chamada, pois o aplicativo usará dados e não a linha telefônica e levará algum planejamento prévio.

Usando um gravador

Se por algum motivo você não puder ou decidir por não usar um aplicativo, você tem opções de gravar usando um gravador ou pedir ajuda para gravar com o celular de outra pessoa. Você pode usar seu telefone no viva-voz e gravar usando um dispositivo de gravação de outra pessoa, ou usar o telefone dela como gravador de voz para gravar a chamada. Alguns telefones possuem um recurso de gravação de voz integrado.

Capturas de tela

Você pode fazer capturas de tela do seu telefone para documentar quando o assédio e a violência acontecem via mensagens de texto.

Tenha em mente que você não poderá capturar a tela de todos os aplicativos. Alguns aplicativos, como o Signal, têm uma configuração de segurança que permite ao usuário impedir que outros capturem a tela de conversas específicas.

Documentar os eventos para registros internos

Conforme um incidente está ocorrendo, seja ele breve, longo, acontecendo pela primeira vez ou reincidente, é importante documentar as informações sobre o evento. Considerando que muitas das outras táticas giram em torno da documentação para compartilhamento público e social, isso pode ser útil principalmente como uma prática interna. Onde o evento está ocorrendo, quando, quem está envolvido, o que está acontecendo. Manter o controle dessas informações pode ser útil na reconstrução de eventos, avaliação e planejamento de respostas.

Transmissão AO VIVO

Adaptado do material da WITNESS: Como fazer transmissão ao vivo em protestos (EUA) – How to Livestream Protests (US) https://library.witness.org/product/livestreaming-protests-usa/ [em inglês].

Você está transmitindo ao vivo em um evento como um protesto, manifestação, etc. Esteja certa de usar as atividades de Avaliação e Planejamento. Transmissão Ao Vivo pode ser uma ótima maneira de mostrar os eventos que estão ocorrendo e de envolver as pessoas que estão assistindo e apoiando. Também existem alguns riscos elevados, pois pode haver presença da polícia no protesto e ainda pode haver policiais observando ao vivo ou após a gravação, na intenção de identificar e criminalizar as ativistas.

Devolutiva - 10 minutos

Recursos adicionais


wiggy-cactus-yellow-several.png


Revision #5
Created 26 April 2023 01:42:48 by Kira
Updated 28 July 2023 15:05:17 by Kira