Skip to main content

Sustentando espaços de comunicação e mantendo a rede viva

A metodologia Gincana Monstra se baseia na construção de redes de solidariedade feminista. Portanto, um dos objetivos gerais é que ao final e após a jornada a rede construída ao longo do processo possa se manter. Os espaços criados para as trocas ao longo da Gincana podem seguir como espaços seguros para que as participantes possam manter suas conexões e trocas, não apenas em temas relacionados aos cuidados digitais, mas trocas que possam auxiliar nos trabalhos desenvolvidos por elas e suas coletivas. 

É importante que as facilitadoras se organizem após o término da Gincana para seguirem acompanhando e alimentando esses espaços, caso necessário. Manter uma rotina saudável de compartilhamento de conteúdo interessante pode ser um bom caminho. Compartilhar novas experiências que sejam do interesse do grupo e convidá-lo a refletir sobre determinadas situações ou provocações também são estratégias para manter o grupo vivo. Esses espaços podem ser muito valiosos para as participantes que tenham o interesse em seguir replicando a metodologia da Gincana Monstra ou que estejam facilitando sessões de cuidados digitais em seus grupos e coletivas, funcionando assim como lugares de aprendizagem.

Ao final da Gincana é bem possível que as participantes já tenham se apropriado desses espaços para trocas mais sensíveis e como lugares de cuidado coletivo. Nesse momento pode ser interessante dar às participantes a liberdade sobre a permanência ou não nesses espaços, rever os acordos para o funcionamento dos grupos, como por exemplo a entrada ou não de novas pessoas ou o tipo de conteúdo a ser compartilhado e seguir exercitando a construção coletiva.