Skip to main content

Premiação

Como falamos na introdução deste módulo, o termo Gincana é uma referência às lembranças de nossas infâncias e a esse formato de brincadeira, que é caracterizado por um percurso a ser percorrido, e para chegar ao final é necessário muito trabalho coletivo, criatividade e colaboração.  

Na Gincana Monstra não há apenas um vencedor. Vencer, aqui, significa que percorremos a jornada. Originalmente nas gincanas, quem completa primeiro o percurso é contemplado com um prêmio pela vitória. Na Gincana Monstra celebraremos e nos premiamos com as trocas, com o reconhecimento, com nossas existências, nossos saberes partilhados e adquiridos. 

Para dar ainda mais materialidade a isso, podemos usar a criatividade para criar outros prêmios. Se for possível, podemos trocar cartas premiando umas às outras. Ou criar um pacote de stickers com imagens e temas que façam sentido para aquele grupo e que pode ser utilizado para movimentar e alegrar as conversas no grupo, mesmo após a Gincana, auxiliando na manutenção desse espaço importante para o fortalecimento dessa rede.

Muitas outras coisas podem ser pensadas para esses prêmios. As facilitadoras podem pensar em algo previamente e preparar os prêmios ao longo da gincana, como adesivos, bottons ou podem propor às participantes que pensem juntas o que querem dar e receber como prêmios. Trabalhe a ideia de que os prêmios não são recompensas por terem participado da Gincana, mas recursos que caminharão com as participantes, fortalecendo elas dali em diante.

Para as Gincanas que disponham de recurso financeiro, os prêmios podem ser materiais que fortaleçam os grupos participantes. No momento das entrevistas iniciais, e ao longo do percurso, levante informações sobre quais são itens e materiais que podem fortalecer o trabalho e o cuidado em cada grupo. Sugerimos, nesse caso, que os prêmios sejam personalizados conforme as necessidades dos grupos. 

Somos múltiplas e com nossas especificidades e nos baseamos na equidade, então não há a necessidade dos prêmios serem idênticos a cada participante, podem sim respeitar os contextos que os grupos estão inseridos e as realidades locais. Pense em abrir conversas cuidadosas e dedicadas a isso. Pense não apenas em itens materiais, mas também serviços. 

Um grupo pode, por exemplo, precisar de um celular, outro pode precisar de um HD externo, enquanto outro pode precisar de um acompanhamento profissional, de uma conversa mediada por profissionais.

Durante a Gincana, as facilitadoras podem organizar informações como endereços, possibilidade de entregas físicas ou via transportadoras e correios. Podem levantar também as necessidades e desejos, e assim pensar como fazer as entregas o mais perto possível do final da Gincana. É preciso alguma atenção para que esse processo aconteça ao longo da Gincana e que possa gerar um trabalho para além da realização das sessões e encontros. 

Se possível, pensem em criar um grupo de facilitadoras ou colaboradoras que ficarão responsáveis por pensar, criar e, se for o caso, comprar e distribuir os prêmios.