Skip to main content

Estrutura principal

Essa estrutura consiste basicamente em:

Sessões Principais + Material de Apoio + Sessões de Aprofundamento ou práticas + Plantões + Aláfias + Atividades de Cuidados Coletivo e autocuidado .

Uma sessão ou mais, que chamamos de Sessões Principais, que tratarão de um tema de maneira mais ampliada, com discussões, partilhas, sugestões de vivências, partindo sempre de uma desconstrução de paradigmas já impostos culturalmente às mulheres e pessoas LBTQIA+, trabalhando o tema no nível do sentir, buscando levantar o que aquele tema suscita entre as participantes.

Para estas sessões, as facilitadoras podem compartilhar o Material de Apoio, que consiste em produzir e/ou reunir materiais de orientação, como textos, artigos, vídeos, podcasts, guias, tutoriais, manuais, passo-a-passo, zines e todo tipo de conteúdo que leve para as participantes informações, provocações, orientações, entre outros, a respeito do tema que será tratado ao longo do ciclo de aprendizagem deste macro tema.

Os Materiais de Apoio, são como um “pacote” ou uma “sacola” que cada participante receberá e pode ir acessando conforme o desejo ou necessidade. Ao longo da jornada as participantes poderão ir acrescentando outras coisas e materiais que forem encontrando pelo percurso dentro de seus “pacotes” ou “sacolas”.

A sessão seguinte pode aprofundar o debate sobre o tema, com a participação de convidadas para trocas que ampliem as experiências, atividades práticas, podendo propor vivências, oficinas ou treinamentos sobre ferramentas digitais, por exemplo.

Após essas sessões, sugerimos a realização de um ou mais plantões ou Q&A, que são espaços em que as facilitadoras ficam à disposição das participantes durante um período determinado. Esses espaços de plantão servem para tirar dúvidas relacionadas aos temas trabalhados, mas podem ser também espaços para que as participantes tirarem dúvidas em geral.

São momentos em que se reúnem participantes e facilitadoras em torno de uma questão real para encontrarem uma solução de maneira coletiva.

Por fim, sugerimos a realização das Aláfias, que são atividades destinadas ao reconhecimento e a celebração pela caminhada do grupo até aquele ponto da jornada juntes.