Skip to main content

Recursos

Os recursos são tudo aquilo que proporcionará às facilitadoras realizarem a Gincana. 

Não se trata apenas de recursos financeiros ou materiais. Antes de mais nada, consideramos necessários e indispensáveis para a realização da jornada a presença, disponibilidade, engajamento, curiosidade, respeito, confiança, tranquilidade, flexibilidade, solidariedade, escuta, respeito e alegria. 

Mesmo que imateriais, esses recursos necessitam sempre ser alimentados e valorizados!

Nos casos em que as facilitadoras dispuserem de recursos financeiros para a realização da Gincana, podem investi-lo em pontos importantes como:

  • Construção de uma infraestrutura segura

  • Contratação de servidores seguros

  • Disponibilização de pacotes de dados para participantes que necessitarem 

Esses são alguns dos exemplos, entre outras coisas que variaram conforme a realidade das participantes. 

Para além disso, esses recursos também podem ser investidos na contratação de serviços que permitem, por exemplo, a inclusão de participantes com deficiência auditiva, através de tradutores de linguagem de sinais, ou tradutores de idiomas, para o caso de participantes de diferentes países. 

Outros serviços que recomendamos são:

  • Contratação de facilitação gráfica: permite um registro mais criativo e que pode ser compartilhado, utilizado e retomado sempre que necessário.

  • Outras linguagens que permitem o registro das sessões, como a facilitação poética. 

A linguagem escrita pode ser mais criativa que apenas o registro formal e pode contar também com a oralidade. 

Uma facilitação poética ou a produção de rádio e podcasts podem ser ferramentas aliadas nessa jornada.

  • Produção de vídeos, como tutoriais ou qualquer outro tipo de conteúdo. Pense nos vídeos como linguagens importantes no processo de aprendizagem, principalmente se você estiver lidando com grupos que utilizam mais a oralidade do que a escrita. 

Os vídeos ou gravações também podem ser registros de sessões que permitirão que participantes acompanhem a jornada de maneira assíncrona.

  • Criação ou utilização de jogos em plataformas online, como metodologia de aprendizagem.

Jogos podem ser formas divertidas de trabalhar conteúdos mais densos ou técnicos, ou mesmo maneiras mais alegres de proporcionar momentos de discussão sobre temas trabalhados nas sessões.

  • Design gráfico! Esse é um recurso que pode auxiliar muito na comunicação da Gincana, ajudando na criação da identidade visual. 

O design gráfico também pode ser utilizado na organização de materiais a serem compartilhados ou publicados.

  • Palestrantes e especialistas que podem realizar apresentações ou treinamentos, dependendo das demandas do grupo.

  • Terapeutas holísticas e psicólogas, podem auxiliar em momentos de mediação de conversas, momentos de conflito que possam ocorrer, ou em casos de participantes que estejam passando por stress ou burn out. 

Vale lembrar que esse recurso também pode ser utilizado pela própria equipe de facilitadoras e colaboradoras. Essa é uma estratégia de cuidado com o grupo que está realizando a Gincana.

  • Considere, se possível, a remuneração pelas horas de trabalho, tanto dos serviços contratados como das pessoas convidadas a participarem como colaboradoras, sejam elas palestrantes, terapeutas, técnicos, etc.