Skip to main content

Kit de ferramentas

Quando falamos em ferramentas para a realização da Gincana Monstra, pensamos naquilo que pode auxiliar em todo o processo, seja para a realização das atividades e sessões ou para as comunicações.
Estamos falando desde e-mails, apps mensageiros, até o armazenamento de materiais e conteúdos, como o NextCloud, por exemplo.

Recomendamos a priorização, mas não a exclusividade, do uso de ferramentas digitais seguras, livres e acessíveis, que possuam as mesmas funcionalidades de aplicativos e programas já utilizados no cotidiano de boa parte das participantes.

Mas lembrem-se: não adianta propor uma tecnologia ou hospedar uma infraestrutura nova se as participantes não têm dispositivos que permitam a instalação de novos aplicativos ou se não contam com pacote de dados suficiente para participar de videoconferências.

Nessa hora um grande aliado é o formulário de inscrição - com o formulário, é possível coletar informações-chave que vão orientar a escolha das ferramentas que serão utilizadas e oferecidas ao longo da Gincana.

Ao criar o formulário de inscrição, leve em consideração os seguintes critérios, por exemplo:

Como pretendem reunir as participantes e realizar as comunicações.

- Se é importante ter um lugar para edição colaborativa de documentos.
- Se serão disponibilizadas vídeo aulas.
- Como será o envio de material, entre outros.

A partir disso, pergunte para as participantes quais recursos dispõem para participar das atividades, e o que pode ser feito por parte da organização da Gincana para facilitar a participação.

- Informações sobre dispositivos.
- Sistemas operacionais.
- Limitação para instalação de novos aplicativos.
- Disponibilidade para instalar apps novos.
- Que tipo de serviços utilizam ou estão familiarizadas.
-Se as participantes têm internet de fácil acesso ou pacote de dados suficiente para participar de reuniões on-line.
- Qualidade da conexão com a internet.
- Outros.

Tudo isso vai ajudar na hora de fazer a escolha das ferramentas!

Considere utilizar plataformas e ferramentas que podem ser acessados do navegador e não precisam ser instaladas.

Priorize aplicativos que tenham boa visualização e usabilidade, tanto do computador quanto do celular.
Outra informação importante é saber se entre participantes existem portadoras de deficiência para que sejam tomados todos os cuidados, a fim de garantir a participação integral e com qualidade para todes.

As tecnologias e infra estruturas digitais podem ser grandes aliadas na luta feminista, anti LBTQI+fóbica e antirracista. Para que as participantes possam se familiarizar com ferramentas novas, considere realizar encontros específicos de instalação e testagem das ferramentas, assim qualquer pessoa que esteja com dificuldades terá a oportunidade e o apoio para olhar para suas dúvidas com a atenção e dedicação necessárias e assim se sintam seguras e confortáveis com o uso.

Crie espaços como os Plantões, que podem ser temáticos, abordando o uso e configurações de uma única ferramenta.

Compartilhe guias, manuais, zines e tutoriais, preferencialmente com uma linguagem o mais acessível possível. Em casos de ferramentas mais específicas, considere criar seu próprio material, o mais descomplicado possível, com imagens, passo-a-passo, seguindo a identidade visual da Gincana e que permita que pessoas de diferentes níveis de letramento tenham acesso.

Também é possível reutilizar ou mixar materiais criados para outros processos ou ainda criados por grupos parceiros. O importante é que sejam materiais com uma linguagem que comunique com as participantes e que respeite critérios e valores importantes para o grupo.

Para além disso, considere ainda realizar plantões para sanar dúvidas gerais sobre tecnologia, ou sobre dificuldades com ferramentas que são utilizadas por elas, mas que não estão diretamente ligadas à Gincana.

Dica: Ao abordarem os critérios para escolha das ferramentas, trabalhem com a lógica das ferramentas livres, feitas por ativistas e para ativistas. Uma reflexão interessante para acompanhar o grupo ao longo de toda a Gincana é o quão político pode ser o ato de escolher suas ferramentas digitais. Abordem a questão da autonomia, da privacidade, da transparência por trás do desenvolvimento delas.

A FERRAMENTA QUE USAMOS E APOIAMOS TAMBÉM SÃO ESCOLHAS POLÍTICAS!

Ferramentas que recomendamos

Podem ser usadas para apoio e suporte da Gincana, e também de referência para as participantes. Incentivamos que se aproximem e incentivem grupos locais e de preferência feministas que estão construindo e fornecendo esses serviços. 

Há um editor de texto para colaboração simultânea, em que várias pessoas podem editar ao mesmo tempo, chamado de "Pads". Ele pode gerar um endereço aleatoriamente ou você mesmo dá um nome ao endereço. Recomendamos não utilizar endereços óbvios e, nesse caso, recomendamos utilizar nomes aleatórios e super longos.

Ambiente de nuvem para guardar documentos

Nextcloud é uma espécie de Google Drive melhorado, e uma das ferramentas utilizadas pela Gincana Monstra.

Ela oferece uma série de possibilidades para organização das atividades de nossas coletivas e organizações, desde o armazenamento e edição colaborativa de documentos, elaboração de formulários de pesquisa, compartilhamento de contatos, músicas, imagens, mensagens entre outras coisas bacanas. 

Pode ser acessado via navegador ou app.

Temos grupos ativistas que oferecem hospedagem de NextCloud para organizações maiores, porém esse serviço tem um custo: https://maadix.net/es 

Existem serviços que oferecem essa ferramenta de forma gratuita, por tempo limitado para teste. Damos preferência sempre para serviços oferecidos por ativistas que prezam pela nossa privacidade, é importante destacar que esse não é o caso: https://try.nextcloud.com/ 

Também existem serviços pagos, com planos com desconto para instituições:

Servidoras de e-mails mais seguros

Talvez um pouco mais enjoados no começo, mas bem mais simples do que os mais usuais. 

Riseup: https://riseup.net 

É um tipo de email tão enjoado que precisa de convite para abrir uma conta. Mas por isso mesmo é um mundinho possivelmente melhor para as demandas das coletivas que prezam pela privacidade. 

Quer fazer um e-mail do Riseup? Peça para alguém que já use esse serviço para te gerar um convite!

Existem também:

Com o inconveniente de que é mais limitado no tamanho dos arquivos que podem ser enviados, se comparado ao gmail por exemplo.

Ferramenta de planilha colaborativa

Feito e mantido por mãos feministas brasileiras: https://eveliyn.vedetas.org

Outros: https://ethercalc.net/

Navegadores e buscadores

  • Firefox: esse é o nosso eleito! Um navegador que possibilita navegações um pouco menos arriscadas e controladas através da instalação de plugins: https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/ 

  • Cromium: um navegador funcional para sites que não tão bem desenvolvidos, e que não funcionam corretamente no Firefox.

  • Palemoon: age como uma versão mais leve do Firefox e funciona bem em computadores antigos. 

Buscadores

DuckDuckGo: um buscador que não rastreia nossas navegações, alimentado de forma colaborativa. Para a organização de coletivas feministas não ter nossa navegação (e afetos) rastreada, é muito importante evitar vigilâncias excessivas sobre nossas pegadas na internet e evitar anúncios indesejados.

Observação: O Firefox tem uma extensão "DuckDuckGo Privacy Essentials", que por padrão faz nossas buscas no Duckduckgo, e ainda nos protege ao navegar.

Mesageiros

Nosso queridinho de todos é o Signal. Podemos fazer chamadas de vídeo e áudio, todo o conteúdo é criptografado, é software livre e ainda tem senha para entrar no aplicativo.

Mas para entender os parâmetros e fazer sua própria escolha, oferecemos duas tabelas de comparação entre diferentes softwares de mensagens instantâneas e videoconferências.

Tabela 1: https://videoconferencing.guide/ 

Tabela 2: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-UlA4-tslROBDS9IqHalWVztqZo7uxlCeKPQ-8uoFOU/htmlview#gid=0 

Video e áudio conferências

JITSI: podemos utilizar ferramentas que prezam pela nossa privacidade na hora também de fazermos nossas videoconferências!  Uma das alternativas é o JITSI. Basta entrar e criar um link para a sala de reunião, ou usar a combinação aleatória que a ferramenta oferece.

Qualquer pessoa com o link poderá acessar a sala, por isso evite nomes óbvios tipo “reunião”, para não ser incomodada.

Recomendamos as seguintes instalações:

Durante a gincana utilizamos o BBB (Big Blue Button). A instância que utilizamos foi feita e está sendo disponibilizada privadamente para grupos feministas do Brasil. 

Para acessar os manuais e guias do BBB (somente em português): https://mariavilani.vedetas.org/#angela-davis 

MUMLA: um aplicativo para áudio conferência que pode ser instalado em telefones celulares. É bem pequeno, funciona em celulares antigos e é excelente para lugares onde a internet não é muito boa. Depois de instalado, deve ser configurado o endereço do servidor que será utilizado. 

O projeto feminista Vedetas disponibiliza uma instância de uso público para grupos feministas brasileiros, veja os manuais e as informações para configuração e uso aqui: https://mariavilani.vedetas.org/#gaby-amarantos 

Senhas

Observação: Não garantimos a segurança desse site, por isso coloque uma senha similar e não a sua exatamente!

Observação: É importante trocar para uma senha segura, caso sua conta tenha sido vazada. 

Compartilhamento de arquivos

  • De ativista para ativista. Os arquivos ficam armazenados por 12h, e não podem ser maiores do que 50mb: https://share.riseup.net/ 

  • Para compartilhar arquivos que não sejam sensíveis (não garantimos a segurança dos dados nesse serviço): https://mega.nz/ 

  • Permite compartilhar arquivos de maneira anônima, mas exige dedicação para entender o funcionamento: https://onionshare.org/  

Bônus

Plataformas de colaboração multiserviços
Agendador de reunião online Framadate

https://framadate.org/abc/es/   

Formulários, coleta e análise de dados
Alternativas de softwares e serviços livres de Google
VPN

https://riseup.net/pt/vpn  

Navegar anônimamente usando TOR

https://www.torproject.org/  

Sistema operacional anônimo e incógnito TAILS

https://tails.boum.org/ 

Mapa aberto e livre

http://www.openstreetmap.org/  

Sistema livre para celular Lineage

https://www.lineageos.org/