Skip to main content

Aláfias [roteiro]

Momentos de reconhecimento e valorização do percurso percorrido até aquele ponto, mesmo que ainda não seja o ponto final. 

Isso merece uma celebração, uma comemoração. Caminho aberto para seguir na jornada!

Essa celebração pode ser marcada de diferentes formas… Produzindo algo, compartilhando, reconhecendo, realizando ou propondo um desafio, algo que marque aquele trajeto da jornada até ali. 

Dica

Experimente propor aláfias que estimulem o uso da criatividade, do conteúdo apresentado  e que possa proporcionar trocas e construção coletiva entre as pessoas de uma mesma equipe, valorizando as diferentes habilidades do grupo, subvertendo também a ideia de competição e valorizando a colaboração entre as participantes. 

Se possível, estimulando troca e construção coletiva também entre equipes! 

Curiosidade

A expressão Aláfia, utilizada nessa metodologia, significa “seja bem-vinde”. É uma expressão do povo Yorubá, de origem nígero-congolesa. 

No jogo de Búzios significa, a queda de quatro búzios abertos, que tem o significado de positivo, confirmação, tudo bem. Não há nenhuma margem de erro ou contrariedade para a pergunta em questão. 

Na Gincana Monstra, adotamos o termo para os momentos de finalização de um ciclo de aprendizagem no qual celebramos e acolhemos todas que estão ali, admitindo que os caminhos estão abertos às próximas etapas. 

Você pode encontrar esse termo em outras línguas e culturas, vale dar uma pesquisada!

Roteiro para Aláfias

Exemplos de Aláfia:

  1. Um texto, postagem, passo a passo, ilustração ou um zine para replicar um dos temas que vimos durante a semana, levando em consideração sua cultura e realidade. 

Tente abarcar todas as habilidades das pessoas da equipe. A que escreve, a que desenha, a que é criativa, a que organiza, etc. 

Use a criatividade!

  1. Um roteiro de facilitação para cuidados digitais, usando o que foi discutido durante essas semanas e o que mais quiserem acrescentar para além do conteúdo.

Lembre-se de trazer a essência e a experiência de vocês para o roteiro! 

Observação: É interessante que as facilitadoras enviem periodicamente às participantes o calendário geral de atividades da Gincanam e também o calendário de atividades referentes ao ciclo ou macrotema que estão iniciando, podendo ser semanal, por exemplo. Isso é fundamental no caso de mudanças nas datas ao longo da jornada. 

Tente criar uma imagem com o calendário, isso facilita o compartilhamento e a visualização em diferentes dispositivos. O compartilhamento frequente do calendário auxilia na organização prévia das participantes para que se planejem ao longo do período.