Construindo a cosmovisão
O que é cosmovisão?
O que sentimos quando vemos uma revoada de pássaros? O que pensamos ao saber que uma criança sofreu uma queda? O que refletimos ao presenciar um pôr do sol? Às ideias, sensações, crenças e valores que permeiam o nosso ser, estar e sentir o mundo, damos o nome de Cosmovisão.
Ela está atrelada à compreensão e interpretação de um eu, de um sujeito individual e coletivo. Ela abrange o conjunto dos valores, das ideias e das opções práticas pelas quais uma pessoa ou uma coletividade se afirmam. Muitas vezes nem é totalmente consciente…
Tem a ver com o lugar onde se vive, sua cultura, com o tempo em que se vive, emoções e também noções de ética e moral.
Na prática, a cosmovisão nos ajuda a interpretar o mundo em que vivemos e nos relacionar com ele.
Primeiro passo [atividade]
Antes de iniciar a escolha dos temas a serem tratados ao longo da jornada, ou de construir as sessões, sugerimos que as facilitadoras que estejam construindo sua Gincana Monstra pensem primeiro a cosmovisão da Gincana. A ideia nesse momento é pensar sobre o universo que será criado para essa jornada, o que inspira e o que rege as ações.
A cosmovisão está atrelada à compreensão e interpretação de um eu, de um sujeito individual e coletivo. Abrange o conjunto de valores, ideias, e das opções práticas pelas quais uma pessoa ou uma coletividade se afirmam. Muitas vezes isso acontece de maneira inconsciente, mas aqui convidamos a uma reflexão consciente dessas questões. Tudo isso parte muitas vezes do lugar onde se vive ou que se quer viver, de uma cultura, do tempo em que se está inserido, das emoções e também das noções éticas e morais.
Na prática, a cosmovisão ajuda a interpretar o mundo em que vivemos e como nos relacionamos com ele. Assim, esse primeiro passo é um convite a criar e preparar um universo, um mundo e sua cosmo-percepção, para o qual vocês convidarão as participantes a habitá-lo. É como preparar um terreno, adubar e molhar a terra, para que as sementes possam ser colocadas e ali germinarem saudáveis e fortes.
Nessa etapa, as facilitadoras podem contar, se possível, com a ajuda de diferentes recursos como materiais que inspiram, referências artísticas, políticas, culturais, etc. Caso exista essa opção, pensem na possibilidade de contar com o trabalho de um artista visual ou um designer, que pode ainda ajudar na construção da identidade visual de sua Gincana Monstra, mas isso é uma sugestão.
O importante aqui é trazer e ativar a criatividade para convocar todos os elementos que irão compor a partir de agora o universo da sua Gincana Monstra!
Para quem é esta atividade
Para as pessoas que facilitarão as atividades da Gincana.
Tempo estimado
6h + intervalos.
Materiais
- Tarjetas, materiais diversos de expressão artística, papel kraft, caderno, canetas, etc.
- Equipamentos e infraestrutura: paredes (para fixar tarjetas), projetor, mesas e cadeiras para formação de grupos, etc.
Construindo a cosmovisão da Sua Gincana Monstra [atividade]
Este roteiro foi elaborado para um encontro de 6 facilitadorxs que estavam criando um projeto de Gincana de cuidados digitais. A construção da Cosmovisão se deu em 1 dia de atividade presencial, em um encontro que durou 5 dias.
São diversas as possibilidades de construção de cosmovisão para uma Gincana! Nossa sugestão é que, se possível, seja realizada com todo o grupo que vai compor/construir o processo de aprendizagem. Assim, além de construir uma linguagem em comum, também é um sonho compartilhado.
O importante para esta atividade é criar um ambiente de confiança que convide à imaginação e criatividade, um brainstorm sem julgamentos, onde tudo é possível. Para que as ideias possam fluir, sendo registradas e organizadas, até que o inconsciente coletivo guie todas pessoas para uma intenção, uma imagem, ideias que abarcam os desejos do grupo.
Pode ser tão simples quanto chamar uma artista que vocês admiram e fazer um papo guiado com um roteiro pré definido de perguntas, ou tão lúdico quanto o roteiro abaixo apresentado.
Para quem é esta atividade
Para todas as pessoas que estão construindo a gincana.
Quantidade de participantes
Sugerimos 4 a 12 pessoas.
Tempo estimado
Pode permear todo o encontro, mas no mínimo 6h.
Formato
Presencial.
Recursos
Todo recurso possível para expressão pessoal: uma grande mesa ou espaço coberto no chão.
Extra: Documentação, referências inspiradoras e equipe
Documentação
A documentação desse encontro foi o registro numa grande timeline na parede do local do encontro. Essa timeline foi toda organizada visualmente, fotografada, impressa, recortada e montada junto com outros assuntos que atravessaram o encontro (como receitas, referências e mais).
Além disso, foi transformada em um grande zine, que acabou sendo um projeto/nota conceitual criativa para nos ajudar a obter apoio e captação para a atividade.
Além da câmera digital para fotografar os cadernos e posteriormente a parede para montar o zine, também contamos com uma câmera instax para nos fotografar, e alguns detalhes ao longo das atividades.
Foi distribuído um caderno individual sem pauta, para desenhos e anotações das diversas atividades durante o encontro. O compartilhamento dessa documentação foi realizado na forma de fotografias, que foram sendo impressas ao longo da atividade e coladas na parede com as demais documentações.
Todas as sessões tinham pessoas responsáveis pela documentação, tanto dos aspectos práticos mas também dos sutis. Sempre organizando visualmente na timeline da parede que servisse de suporte para a próxima atividade.
Referências inspiradoras
Durante a chegada das pessoas e em momentos de relaxamento, deixamos passando vídeos inspiradores de acampamentos, gincanas, encontros e festivais.
São alguns deles:
- Green Earth Awakening is a Buddhafield project clique aqui para assistir
- Uma Grande floresta: No gods No masters Festival 2018 clique aqui para assistir
- Clima do CCC Camp 2019 clique aqui para assistir
Equipe
Todas as atividades de alimentação, organização, facilitação e limpeza foram também realizadas pelo grupo como uma forma de exercitarmos as parcerias, divisão de trabalho e também nos conhecermos um pouco melhor.