Módulos de formação e como começar
Quais os tópicos de treinamento de um FTX?
Atualmente, temos três módulos independentes (e mais dois em construção contínua), baseados no intuito de facilitar aprendizagens interativas, partilhas de conhecimento e culturas entre comunidades, e a construção de confiança e habilidades para participar em ambientes online de maneira segura e efetiva.
Violência de gênero online |
Criando espaços seguros online |
Cuidados em relação aos telefones celulares |
Princípios feministas da internet (PFIs) (em construção) |
Gestão de riscos
|
Qual o conteúdo dos módulos?
Os módulos listados acima contêm informações e recursos que podem ser usados de maneira individual, ou agrupados conforme a necessidade das facilitadoras.
Atividades de facilitação
As atividades de facilitação em cada um dos módulos foram divididas em três categorias:
Atividades de introdução
Tem como objetivo conduzir participantes a pensar e estimular discussões sobre o tema. Para facilitadoras, estas atividades podem ser ferramentas de observação sobre o nível de entendimento que o grupo possui sobre estes assuntos e ajustar as dinâmicas de acordo com isto.
Atividades de imersão
Propõem investigar e expandir através de determinados temas e tópicos.
Atividades práticas
Convidam para agir respondendo a diversas situações propostas durante outros processos de aprendizagem. Estas atividades podem ter formatos como oficinas de mão-na-massa e desenvolvimento de estratégias.
Para começar
Conheça melhor quem irá participar
Vamos apresentar algumas metodologias de levantamento de necessidades para a facilitação, que poderão ser utilizadas para conhecer melhor as participantes:
Planeje o encontro
Desenvolva sua agenda baseada no que você conhece sobre quem irá participar, suas necessidades e interesses, e acolha as sugestões que chegarem ao final de cada módulo.
Veja também:
Traga o debate para o território das participantes
Quanto mais parecida com a realidade das experiências e do território das pessoas convidadas, mais significativas para suas vidas e atuações serão estas atividades. Sendo assim, as atividades se tornam interessantes e mantêm o envolvimento das participantes com o material e os objetivos da facilitação.
Sugerimos que você se familiarize com exemplos que sejam relevantes para estes contextos e prepare-se para dialogar sobre eles. Se houver a oportunidade de comunicação com estas participantes antes do encontro, peça que contem sobre incidentes e eventos significativos relacionados aos temas que você estará trabalhando, e prepare um estudo destes casos para que possam ser melhor compreendidos e compartilhados durante as oficinas.
Busque modelos para orientar o encontro
Você pode usar alguns modelos e recursos temáticos para orientar as oficinas e seus espaços de forma segura e inclusiva, tais como Interseccionalidade e inclusão e Notas para manter um espaço de debates saudável. Você pode também usar como referência Práticas feministas e tecnopolíticas, Princípios da participação feminista e os Princípios feministas da Internet (em português).
Criação e colaborações
Criação
- APC Women’s Rights Programme (APC WRP) - Erika, hvale vale, Jan, Jenny
- Cheekay Cinco
- Bex Hong Hurwitz w/Tiny Gigantic
- jac SM Kee
- Helen Nyinakiiza
- Radhika Radhakrishnan
- Nadine Moawad
Colaborações
- Bishakha Datta, Point of View
- Christina Lopez, Foundation for Media Alternatives
- Cecilia Maundu
- Christina Lopez, Foundation for Media Alternatives
- cynthia el khoury
- Fernanda Shirakawa, Marialab
- Indira Cornelio
- Javie Ssozi
- Nadège
- Nayantara Ranganathan
- Ritu Sharma
- Sandra Ljubinkovic
- Shubha Kayastha, Body and Data
- Smita Vanniyar, Point of View
- Florie Dumas-Kemp
- Alexandra Argüelles
visite também TakeBacktheTech
Convenção FTX: Reiniciando com segurança
Proposta de agenda da convenção FTX: Reiniciando com segurança em 2018 (em inglês)