Memetize! [Atividade Prática]
Esta atividade visa fazer com que as participantes respondam a formas mais gerais de misoginia, transfobia e homofobia online com humor e sagacidade. Não com a intenção de diminuir a violência de gênero online, mas sim de permitir que as participantes lidem coletivamente com trolls (pessoas que agem para desestabilizar, provocar ou enfurecer outras pessoas) na Internet.
Objetivos de aprendizagem
- Ideias, estratégias e ações sobre as formas como a violência de gênero online pode ser abordada, especialmente em contextos específicos.
Para quem é esta atividade?
Esta atividade pode ser realizada com pessoas com diferentes níveis de experiência e compreensão sobre a violência de gênero online
Recursos necessários
- Post-its
- Folhas de flip chart, papel cartão
- Muitos canetões
Se você quiser dar às participantes a opção de criar gifs: conexão com a Internet e acesso ao Giphy
Tempo necessário
Esta atividade levará cerca de 2,5 horas.
Dinâmica
Essa atividade acontece em três fases:
• Enfrentando mensagens misóginas / transfóbicas / homofóbicas
• Respondendo (60 minutos)
• Analisando as respostas (60 minutos)
Com todas na mesma sala, peça a cada participante para compartilhar até três mensagens misóginas / transfóbicas / homofóbicas que viram online. Peça-lhes para escreverem as mensagens em post-its, uma mensagem por post-it.
Nota: A mensagem não precisa ser flagrantemente fóbica ou sexista, podem ser ideias comuns que surgem o tempo todo (ou seja, "você deseja a censura", "você está limitando minha liberdade de expressão", "se for não é físico, não é violência de verdade "ou mensagens de culpabilização da vítima.)
Depois, na parede, agrupe mensagens semelhantes. Esta pode ser uma oportunidade para analisar as mensagens e discutir as maneiras pelas quais elas são prejudiciais para mulheres e pessoas transvetigêneres/cuir online.
Assim que as mensagens estiverem agrupadas, separe as participantes em grupos.
Nota: Se tiver pouco tempo, você mesma pode preparar as mensagens misóginas / transfóbicas / homofóbicas. Mas isso exigirá que você saiba quais mensagens as participantes mais encontram online.
O objetivo de cada grupo é criar respostas às mensagens nocivas. Eles podem responder de várias maneiras: escrever Tweets, criar pôsteres, criar memes, criar gifs (dependendo das habilidades), criar uma campanha com uma hashtag.
Ao criar as respostas, peça aos grupos que considerem o seguinte:
- A quem se dirige esta mensagem-resposta?
- Por que esta mensagem será eficaz contra essa pessoa/grupo?
- Quais valores sustentam sua mensagem-resposta?
- Que forma terá? Que tipo de linguagem?
Depois que os grupos estiverem com suas mensagens prontas, eles compartilham o que criaram (apenas as mensagens criadas). Coletivamente, discuta a efetividade de cada mensagem-resposta com base nas considerações acima.
Para concluir, concentre-se no seguinte:
- Que tipo de mensagens funcionam
- Lições aprendidas sobre como responder a trolls online
Notas de preparação da facilitadora
Embora esta atividade seja um pouco mais alegre do que algumas das atividades deste módulo, a facilitadora/treinadora também deve se preparar para possíveis momentos de estresse para as participantes.