Manda nudes, só que mais segura [Atividade Práticas]
Esta é uma atividade tática na qual participantes trocam em si e praticam táticas para praticar todas as formas de sexting um pouco mais seguras.
Objetivos de aprendizagem aos quais esta atividade responde
- um entendimento de como o acesso a comunicações móveis é diferenciado por gênero e é íntimo;
- um entendimento sobre cuidados em relação aos telefones celulares desde uma perspectiva de que eles são ferramentas ao mesmo tempo pessoais, públicas e privadas, e utilizadas para os movimentos;
- realizar trocas e praticar estratégias e táticas de segurança em telefones celulares para que possamos gerenciar os impactos das comunicações via telefonia celular entre nós, colegas e nossos movimentos.
Para quem é esta atividade?
Pessoas que já pratiquem ou que estejam interessadas em sexting e que queiram discutir e praticar formas mais seguras de sexting.
Tempo estimado
Esta atividade requer cerca de 2 horas.
Nota para facilitadora: Este exercício leva cerca de 2,5 horas e nós recomendamos tomar algumas pausas durante o trabalho.
Recursos necessários para esta atividade
- Serviço de dados móveis
- Telefones celulares
Dinâmica
Em pares, discuta - 10 minutos
- Você já praticou sexting? Quando foi a primeira vez que você praticou sexting? O que você utilizou: telefones fixos, notas, cartas, cartões postais, bate-papo online?
- Como você usa seu telefone para praticar sexting? Aplicativos, mensagens de texto, fotos, vídeos, etc. O que você gosta, quais são os prós e os contras desta prática para você?
- Quais questões de segurança e privacidade você considera quando está praticando sexting e o que você faz para cuidar de sua segurança e privacidade?
Devolutiva com o grupo todo e trocas de estratégias - 35 minutos
Facilite as participantes a compartilharem o que é divertido e prazeroso a respeito de praticar sexting através de seus telefones.
Marcadores de diferença: existem estigmas em relação ao sexting e como as participantes de diferentes gêneros, sexualidades, raças, classes, idades, vivenciam este estigma de diferentes formas? Como as participantes lidam com a desaprovação social desta prática?
Perguntas que você pode usar na discussão:
- Que tipos de mídia vocês gostam de usar e quais são os aplicativos que vocês mais gostam de usar? O que vocês mais gostam sobre esta prática? O que mais vocês gostariam de fazer com o aplicativo, com a mídia?
- Qual foi a coisa mais divertida que você já fez no sexting e por quê?
Troca de estratégias
Facilitadora, prepare pedaços grandes de papel com os seguintes títulos:
- Chegando a acordos
- O amor que fazemos, os dados que compartilhamos
- Aplicativos e cuidados básicos / considerações com dispositivos
- Carta Coringa
Facilite uma conversa a partir das questões-guia abaixo. Tome notas nos grandes papéis sobre as estratégias compartilhadas pelas participantes.
Chegando a acordos
- Faça acordos com parceires de sexting - que acordos você gostaria de fazer sobre como salvar, compartilhar digitalmente ou pessoalmente?
- Você já negociou acordos de sexting com parceires, como você faz isso?
- Rompimentos acontecem, como você negocia com seus parceires após um rompimento sobre sexting? Você mantém a sua palavra, será que o mesmo acontece do outro lado?
O amor que fazemos, os dados que compartilhamos
– informações que vão junto com as nossas fotos e as histórias que elas contam:
- Pense se você quer compartilhar fotos suas íntimas mostrando seu rosto
- Tente cobrir características físicas que possam te identificar como tatuagens, marcas de nascença etc.
- Use o editor de metadados Exif para limpar os metadados, tags de geolocalização e outras informações relevantes
- Use aplicativos com filtro blur para borrar seu rosto, tatuagens etc. (tipo Pixlr)
Aplicativos e cuidados básicos / considerações com dispositivos
- Escolha um aplicativo que ofereça recursos de privacidade e segurança como criptografia, deletar mensagens, e bloqueio de cópia da tela (screenshot)
- Use um aplicativo de mensagens seguro para práticas sexting para que você possa ter controle sobre as imagens e mensagens enviadas, de forma que você possa deletá-las se quiser
- Nota de jargão: Autodestruição - O snapchat e outros aplicativos prometem “autodestruição”, mas muitas vezes os conteúdos não são totalmente destruídos e as pessoas podem acessar as imagens para distribuição posterior.
- Criptografe e coloque senha na tela inicial dos seus dispositivos
- Coloque senha nos seus aplicativos
- Considere o uso de um e-mail seguro e um número de telefone alternativo para as contas dos aplicativos utilizados
- Saiba como deletar e salvar
- Considere se o aplicativo está programado para fazer sincronização automática e se você quer que as práticas de sexting sejam sincronizadas e armazenadas
Mãos-na-massa: aplicativos mais seguros e edição de imagens
Discussão sobre a escolha de aplicativos para sexting
Quais aplicativos as participantes estão usando para sexting e por quê? Quais precauções de segurança você toma ao escolher um aplicativo e quais os recursos de segurança que você gosta do aplicativo escolhido? Quais são as suas preocupações e receios?
Use aplicativos que sejam:
- Criptografados
- Protegidos por senha
- Não permitam salvar ou tirar cópias da tela (screenshot)
- Em que mensagens possam ser deletadas
Avaliando SMS e MMS. SMS e MMS não oferecem estes recursos. Veja a atividade O que é um telefone? Como as comunicações móveis funcionam? para mais informações sobre SMS e MMS e vigilância.
Atividades Mãos-na-massa
Facilitatora, esta atividade é uma oportunidade para as participantes praticarem estratégias de segurança recomendadas pelas facilitadoras que contribuíram com o FTX: Reiniciando com segurança. Selecione as atividades que acreditar serem mais relevantes para seu contexto. Algumas outras a serem consideradas:
- Criptografando e protegendo seus dispositivos com uma senha
- Removendo informações de identificação de fotos e dispositivos móveis
- Crie/configure um e-mail e número de telefone que sejam seguros
Partilhe essa lista de tarefas com as participantes e instrua-as a praticarem estas dicas em grupos pequenos, usando a si mesmas e a internet para responderem as perguntas que aparecerem.
Mãos-na-massa com imagens
- Pratique tirar fotos ocultando seu rosto
- Tente cobrir características físicas que possam te identificar como tatuagens, marcas de nascença etc.
- Use aplicativos com filtro blur para borrar seu rosto, tatuagens etc.
Mãos-na-massa com dispositivos e aplicativos
- Escolha e instale um aplicativo seguro
- Coloque senha nos seus aplicativos
- Saiba como deletar e salvar chats
- Saiba como deletar imagens de seus dispositivos
Devolutiva - 10 minutos
Como foi essa sessão para você?
- O que vocês fizeram?
- Incentive as participantes a compartilharem as mídias criadas, se elas quiserem.
- O que foi difícil, o que foi fácil? Com o que você ficou surpresa?
- Onde você procurou informações quando teve dúvidas?
Recursos Adicionais
Oficina de Sexting das Luchadoras - momentos de sexting como conduzir, durante, depois. Armazenamento e compartilhamento, Mudança de consentimento e consentimento em todos esses momentos.
Notas da facilitadora: Como excluir imagens de aplicativos e dispositivos é um pouco mais complicado, aqui estão algumas instruções específicas para ajudar as participantes a “Saber como excluir imagens do seu dispositivo” (última atualização em maio de 2019): Saber como excluir imagens do seu dispositivo requer o entendimento de como fazer isso na memória do seu aplicativo e também saber a localização de onde suas imagens são armazenadas no seu telefone celular. Em dispositivos IOS isso é mais opaco, pois você não tem acesso a arquivos além dos aplicativos onde os arquivos são criados. Isso também depende se você está ou não usando os aplicativos de bate-papo para tirar fotos ou se está preparando as fotos com antecedência (usando o aplicativo da câmera do celular).
Para usuárias do Telegram, clique no cabeçalho de uma conversa, em seguida, procure Fotos e Vídeos, você pode excluir imagens de lá. Isso excluirá as imagens do aplicativo Telegram, mas se você salvou essas imagens em outra pasta do dispositivo, terá que usar um gerenciador de arquivos para excluí-las. Você também pode ver e explorar arquivos compartilhados com uma usuária ou grupo específico.
No Signal, clique no cabeçalho de uma conversa. Você verá miniaturas de mídia compartilhada. Você pode excluir de lá. Novamente, isso excluirá apenas as imagens/mídia compartilhada no Signal, e se você salvou em outro lugar no seu dispositivo, haverá uma cópia lá. Isso também se aplica à pessoa com quem você estiver praticando sexting, ou seja, a pessoa também deve excluir.
Para usuários de Android, Usando um gerenciador de arquivos Removendo mídia e imagens no Telegram: vá para Armazenamento interno e procure a pasta Telegram >> Imagens do Telegram / Vídeo do Telegram / Documentos do Telegram / Áudio do Telegram. Em seguida, exclua os arquivos dessas pastas. Para o Signal, se você salvar uma imagem / mídia fora do Signal, poderá escolher onde salvá-la. Outros locais onde suas fotos / mídia podem estar: Armazenamento interno >> Fotos. Geralmente, você obterá diretórios (pastas) que armazenam suas fotos. Por padrão, as imagens salvas do Signal são salvas aí.