Skip to main content

Criando um cronograma de telefonia celular [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Essa é uma atividade introdutória na qual as participantes irão partilhar suas histórias pessoais com telefones celulares e envolver as pessoas por meio de movimento corporal e contação de histórias. Espera-se que as participantes falem e ouçam sobre as suas atitudes em relação aos telefones celulares e compartilhem as formas pessoais e significavas com que estão usando e acessando seus telefones celulares.

Essa atividade é similar à  Linha do tempo da Internet, que convida participantes a partilharem suas experiências com tecnologias móveis dentro de um cronograma. Através desta atividade, a(s) facilitadora(s) também podem se tornar mais familiarizadas com as experiências e relações que as participantes têm com seus telefones celulares.

Objetivos de aprendizagem aos quais esta atividade responde

  • um entendimento de como o acesso a comunicações móveis é diferenciado por gênero e é íntimo.

Para quem é esta atividade?

Esta atividade pode funcionar para qualquer pessoa que usa ou já usou um telefone celular.

Tempo estimado

Esta atividade requer cerca de 30 minutos.

Recursos necessários para esta atividade

Etiquetas para marcar uma linha do tempo com datas em segmentos de 5 anos, 1990-2019. Podem ser números escritos no papel e colocados no chão (ex: 1990, 1995, 2000 etc.).

Dinâmica

Prepare um cronograma numa sala (como explicado acima). As participantes irão se deslocar e ficarão ao lado das datas respondendo a perguntas específicas que você fizer. Em um grupo grande, peça às participantes que se movam para uma data específica do cronograma respondendo as seguintes questões. Quando a linha de tempo for criada, pergunte quais serão as primeiras e as últimas datas. Se houver pessoas agrupadas em determinadas áreas do cronograma, pergunte em que período se encontram.

Dependendo do tamanho de seu grupo e de quanto tempo você terá, escolha 2 ou mais questões.

Peça a 1-2 participantes para responderem a questões específicas, por exemplo, “Como era naquela época?”.

Questões

  • Quando foi a primeira vez que você teve um telefone?  Como foi? Você dividia o aparelho com mais alguém? Quantos anos você tinha? Para que ele era usado?
  • Quando você teve seu primeiro smartphone?  O que isso significa para você? Você compartilhava com alguém? Qual era seu app preferido? Por quê?
  • Quando você se conectou à internet pela primeira vez através do telefone?  Quais sites você acessou primeiro? Por quê?
  • Quando você “aposentou” um telefone pela primeira vez?  O que você guardou daquele telefone (i.e. Media tipo fotos, logs de textos, hardware)? Por quê?

Fechamento - 5-10 minutos

Pergunte para as participantes se elas têm comentários ou observações para compartilharem. Facilitadora, sintetize a atividade e conecte o que as pessoas compartilharam que tenha relação com acesso diferenciado por gênero e intimidades – considere o que as pessoas falaram sobre as atitudes que elas têm em relação aos seus telefones e às maneiras que elas gostam de usá-los.

Marcadores de diferença:  De que forma varia o acesso a telefonia celular e a privacidade entre as participantes baseada em seu gênero, sexualidade, raça, classe?


wiggy-cactus-blue-several.png