A bolha - exercício de visualização [atividade introdutória]
Esse é um exercício de visualização. Seu propósito é facilitar a discussão sobre privacidade e, tanto para a facilitadora quanto para as participantes, entender quais as variadas preocupações sobre privacidade podem estar presentes nesse grupo.
O foco da atividade não é um aprofundamento na conscientização sobre privacidade mas, antes disso, proporcionar às participantes uma reflexão sobre suas noções individuais a respeito da privacidade.
Essa atividade deve ser realizada em par com com Tornando os espaços online mais seguros ou ou Interações + discussão: Privacidade, consentimento e segurança
Objetivos Objetivos
- Desenvolver uma compreensão sobre o debate em torno da privacidade e como ela afeta as mulheres e suas vidas.
Para quem essa atividade é destinada?
Essa atividade pode ser usada com participantes de diferentes níveis de experiência sobre questões de privacidade dentro e fora da internet.
Duração o
Essa atividade pode levar cerca de 40 minutos.
Recursos necessários para essa atividade
- Folhas de Flip Chart;
- Canetas marcadoras;
- Post-its pequenos.
Dinâmica
Esse é um exercício de visualização. As participantes receberão as folhas de flip chart e as canetas marcadoras para desenhar.
Visualização Individual - 30 minutos minutos
Se você estiver confortável, feche os olhos. Imagine um ponto de luz brilhante. Ele está parado, está se movendo? Como ele se move? Agora, imagine um círculo ao redor deste ponto. E agora, imagine que os dois, ponto de luz e círculo, estão se movendo e o ponto permanece dentro do círculo o tempo todo. Nessa representação você é o ponto de luz, e seus limites, o círculo. Qual é a sensação de estar nesse lugar? Esta é uma visualização de você dentro de limites que são seguros para você.
Primeiro, peça às participantes que desenhem um avatar de si mesmas em um círculo no centro do papel.
O círculo representa sua bolha individual de privacidade.
Existem coisas dentro e fora da bolha.
Em post-its, um item por post-it, peça a elas que coloquem dentro de sua bolha as coisas que mantêm mais privadas e as pessoas com as quais compartilham as coisas mais privadas. Do lado de fora da bolha, coloquem as coisas que elas considerem públicas.
Essas coisas podem incluir:
- pessoas com as quais elas compartilham coisas;
- informações sobre elas mesmos;
- sentimentos que elas têm;
- suas atividades.
Uma amostra de como isso poderia ser:
Tradução da imagem:
- Avatar/image: Avatar/imagem
- Embrassing incidentes: Incidentes constrangedores
- My childhoo friend: Minhas amigas de infância
- My FB password: Minha senha do FB
- Fear of failure: Medo de falhar
- My home address: Meu endereço de casa
- My mom:
MyMy phone number: Meu número de telefone- Times when i did not have $$$: Momentos em que fiquei sem $$$ (dinheiro)
- People I meet in whorshops : Pessoas que conheço em oficinas
- Activist actions : Ações ativistas
- My office location: Meu local de trabalho
- Feminist ideas : Ideias feministas
- My email address: Meu endereço de e-mail
- My anger at the government: Minha raiva em relação ao governo
- People from work: Pessoas do trabalho
- Online people: Pessoas online
- College friends: Colegas da faculdade/ de curso/ de colé
giogio
Depois de fazerem o primeiro círculo, peça que desenhem outro círculo menor, dentro do primeiro, esse também deve estar em volta do avatar e, em seguida, reorganizem os post-its de acordo com os níveis de compartilhamento de informações que desejam ter entre pessoas diferentes.
Pode ficar parecendo algo assim:
Por último, peça que desenhem outro círculo, mais perto de seu avatar e pensem nas coisas que nunca compartilhariam com ninguém. Essas coisas serão colocadas nesse círculo mais interno.
Troca de impressões e discussão em grupo - 25 minutos
Dando sequência à atividade, pergunte às participantes sobre o exercício, as reflexões e percepções que tiveram ao desenhar.
Pergunte a elas como decidiram quem ficaria dentro e fora das bolhas/círculos, também sobre como decidiram a distância das pessoas fora da bolha em relação às bolhas, ou seja, a posição dessas pessoas.
Reflita sobre como suas bolhas individuais se relacionam com a criação de espaços seguros para si mesma - dentro e fora da internet.
Algumas perguntas de orientação para a discussão:
- Como cada participante agrupou as pessoas e coisas dentro e fora de suas bolhas?
- Foi necessário ter mais de 3 bolhas? Por quê?
- Quais foram suas percepções sobre as responsabilidades e emoções/sentimentos que surgiram ou que tiveram que lidar e as coisas que desejam expressar? Houve alguma diferença? Seus desenhos mostraram essa diferença?
- Algumas das participantes já experimentou ser forçada a tirar uma pessoa / uma emoção / um problema de suas bolhas? Como isso aconteceu? Como elas lidaram com isso? Elas foram capazes de colocar essas coisas de volta em suas bolhas?
- Das coisas que surgiram nas suas imagens, sobre quais você comunica e com quais pessoas você as comunica em espaços online? Discutir.
Notas de facilitação: Não comente sobre as bolhas das participantes e onde estão suas informações / sentimentos / pensamentos. Não incentive esse tipo de comportamento também entre as demais participantes. Pequenas coisas como expressar surpresa, levantar uma sobrancelha ou rir quando alguém está compartilhando sua bolha não cria um ambiente seguro para as participantes.