Memetize! [atividade prática]

tactical_activ_circular_200px.png

Esta atividade visa fazer com que as participantes respondam a formas mais gerais de misoginia, transfobia e homofobia online com humor e sagacidade. Não com a intenção de diminuir a violência de gênero online, mas sim de permitir que as participantes lidem coletivamente com trolls (pessoas que agem para desestabilizar, provocar ou enfurecer outras pessoas) na Internet.

Objetivos de aprendizagem 

Para quem é esta atividade?

Esta atividade pode ser realizada com pessoas com diferentes níveis de experiência e compreensão sobre a violência de gênero online

Recursos necessários 

Se você quiser dar às participantes a opção de criar gifs: conexão com a Internet e acesso ao Giphy

Tempo necessário

Esta atividade levará cerca de 2,5 horas.

Dinâmica

Essa atividade acontece em três fases:
    • Enfrentando mensagens misóginas / transfóbicas / homofóbicas
    • Respondendo (60 minutos)
    • Analisando as respostas (60 minutos)

Com todas na mesma sala, peça a cada participante para compartilhar até três mensagens misóginas / transfóbicas / homofóbicas que viram online. Peça-lhes para escreverem as mensagens em post-its, uma mensagem por post-it.

Nota: A mensagem não precisa ser flagrantemente fóbica ou sexista, podem ser ideias comuns que surgem o tempo todo (ou seja, "você deseja a censura", "você está limitando minha liberdade de expressão", "se for não é físico, não é violência de verdade "ou mensagens de culpabilização da vítima.)

Depois, na parede, agrupe mensagens semelhantes. Esta pode ser uma oportunidade para analisar as mensagens e discutir as maneiras pelas quais elas são prejudiciais para mulheres e pessoas transvetigêneres/cuir online.

Assim que as mensagens estiverem agrupadas, separe as participantes em grupos.

Nota: Se tiver pouco tempo, você mesma pode preparar as mensagens misóginas / transfóbicas / homofóbicas. Mas isso exigirá que você saiba quais mensagens as participantes mais encontram online.

O objetivo de cada grupo é criar respostas às mensagens nocivas. Eles podem responder de várias maneiras: escrever Tweets, criar pôsteres, criar memes, criar gifs (dependendo das habilidades), criar uma campanha com uma hashtag.

Ao criar as respostas, peça aos grupos que considerem o seguinte:

Depois que os grupos estiverem com suas mensagens prontas, eles compartilham o que criaram (apenas as mensagens criadas). Coletivamente, discuta a efetividade de cada mensagem-resposta com base nas considerações acima.

Para concluir, concentre-se no seguinte:

Notas de preparação da facilitadora

Embora esta atividade seja um pouco mais alegre do que algumas das atividades deste módulo, a facilitadora/treinadora também deve se preparar para possíveis momentos de estresse para as participantes.


wiggy-cactus-red-several.png


Revision #3
Created 26 April 2023 01:29:09 by Kira
Updated 28 June 2023 20:32:46 by Kira