Criando espaços seguros online

Sobre a facilitação em aprendizagens e o desenvolvimento de capacidades na criação de espaços seguros online, especificamente para grupos e pessoas mulheres ou de gênero não-normativo em situações de risco. É **altamente recomendado** que os participantes escolham um caminho de aprendizagem a percorrer, pois estes incluem actividades com diferentes níveis de profundidade que ajudam os participantes a obter mais conhecimentos sobre os temas abordados.

Introdução e objetivos de aprendizagem

ambientes-seguros_PT.png

Introdução

Este módulo trata sobre a facilitação em aprendizagens e o desenvolvimento de capacidades na criação de espaços seguros online, especificamente para grupos e pessoas mulheres ou de gênero não-normativo em situações de risco. Utilizando as atividades e discussões propostas nesse módulo, você poderá experimentar dentro destes grupos a compreensão sobre os fatores que afetam a criação de espaços online, onde feministas, ativistas de direitos reprodutivos , e suas comunidades, possam se sentir seguras. Buscamos investigar o significado desses espaços para feministas e ativistas de direitos reprodutivos.

Objetivos de aprendizagem

Ao final deste módulo, participantes irão:


wiggy-cactus-red-several.png

Atividades de aprendizagem e caminhos de aprendizagem

Esta página lhe orientará para o correcto uso e compreensão do Módulo. Seguir os Caminhos de Aprendizagem, com actividades de profundidade variável, permitirá ao participante obter uma melhor compreensão dos temas estudados.

Alguns caminhos para a facilitação

Sugerimos começar este módulo com uma das Atividades Iniciais: Investigando os significados de "segurança/cuidado"A bolha ou Criando o ambiente online dos seus sonhos - para que as participantes comecem a explorar os conceitos. Se você quiser ser mais específica, existem atividades iniciais sobre consentimento e privacidade (Como seria a sua plataforma de fotos?), armazenamento em nuvem e privacidade de dados (A nuvem), consentimento e permissões no dispositivo (Visualização + discussão: Configurações + permissões). Dependendo dos objetivos do seu grupo, essas atividades ajudarão a estabelecer os conceitos de segurança e privacidade.

Você pode usar a atividade “Criando o ambiente online dos seus sonhos” para trabalhar com um grupo que precise redesenhar um espaço online que já exista, ou criar um novo, com valores de segurança e privacidade.

Em seguida, aprimore a compreensão do grupo sobre os conceitos com as Atividades de Imersão.

As Atividades Táticas são sessões de atividades práticas.

Atividades de aprendizagem

Atividades introdutórias

starter_activ_circular_200px.png

 Atividades de imersão

deepening_activ_circular_200px.png

Atividades práticas

tactical_activ_circular_200px.png

Recursos | Links | Leituras Adicionais

 Apresentação de slides sobre mídia social e segurança da Jac (em inglês)


wiggy-cactus-blue-several.png

Investigando os significados de "segurança/cuidado" - exercício de visualização [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Este é um exercício de visualização. Seu objetivo principal é que cada participante expresse suas próprias definições de espaço seguro e busque compreensão sobre estas duas palavras, compartilhando-as de maneira coletiva. Pode servir como um primeiro momento para projetarem ou redesenharem, em conjunto, novos espaços online ou espaços já existentes, tendo em mente valores compartilhados sobre segurança e cuidados.

Esta atividade pode funcionar bem como um quebra-gelo e como uma maneira de firmar as ideias do grupo sobre espaços seguros online, a partir das experiências com espaços seguros em suas vivências corpóreas.

Esta atividade tem três etapas:

Sugerimos fortemente que esta atividade seja seguida por Interações  + discussão: Privacidade, consentimento e segurança.

Objetivos 

Para quem essa atividade é destinada?

Essa atividade pode ser usada com participantes que tenham diferentes níveis de experiência tanto na criação de espaços online quanto na criação de espaços seguros.

Duração 

Essa atividade pode levar cerca de 40 minutos.

Recursos necessários para essa atividade

Dinâmica    

Visualização individual - 10 minutos

Peça às participantes para fecharem os olhos e pensarem sobre um lugar / tempo / circunstância específicos em que se sentiram mais seguras. Incentive-as a explorarem durante a experiências os fatores que as fizeram se sentir seguras. Isso também pode ser um lugar / tempo / circunstância imaginário.

Opção

Desenhando.  Este também pode ser um exercício de visualização no qual você pede às participantes que desenhem o lugar / tempo / circunstância em que se sentem mais seguras, incluindo os elementos e fatores que as fizeram se sentir assim.

Discussão em pequenos grupos - 15 minutos

Em pequenos grupos, de três a cinco pessoas cada, peça às participantes que compartilhem umas com as outras o que visualizaram.

Observação: Para uma oficina com seis ou menos participantes, você pode facilitar ambas as etapas de discussão em um único grupo, sem dividi-las em grupos menores. O objetivo de usar pequenos grupos é garantir que cada participante tenha tempo para falar sobre o que visualizou.

Plenária - 15 minutos

Para estruturar a atividade, escreva as palavras "SEGURANÇA/CUIDADO" no meio de uma folha de flip chart e construa um mapa mental sobre a pergunta: "O que havia no lugar / tempo / circunstância que a fez se sentir segura?"

No final do exercício, você terá elaborado uma lista de palavras, frases e conceitos que definem "segurança/cuidado".

Notas de facilitação

Sugestões para adaptações


wiggy-cactus-white-several.png

A bolha - exercício de visualização [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Esse é um exercício de visualização. Seu propósito é facilitar a discussão sobre privacidade e, tanto para a facilitadora quanto para as participantes, entender quais as variadas preocupações sobre privacidade podem estar presentes nesse grupo.

O foco da atividade não é um aprofundamento na conscientização sobre privacidade mas, antes disso, proporcionar às participantes uma reflexão sobre suas noções individuais a respeito da privacidade.

Essa atividade deve ser realizada em par com Tornando os espaços online mais seguros ou Interações + discussão: Privacidade, consentimento e segurança

Objetivos 

Para quem essa atividade é destinada?

Essa atividade pode ser usada com participantes de diferentes níveis de experiência sobre questões de privacidade dentro e fora da internet.

Duração 

Essa atividade pode levar cerca de 40 minutos.

Recursos necessários para essa atividade

Dinâmica

 Esse é um exercício de visualização. As participantes receberão as folhas de flip chart e as canetas marcadoras para desenhar.

Visualização Individual - 30 minutos 

Se você estiver confortável, feche os olhos. Imagine um ponto de luz brilhante. Ele está parado, está se movendo? Como ele se move? Agora, imagine um círculo ao redor deste ponto. E agora, imagine que os dois, ponto de luz e círculo, estão se movendo e o ponto permanece dentro do círculo o tempo todo. Nessa representação você é o ponto de luz, e seus limites, o círculo. Qual é a sensação de estar nesse lugar? Esta é uma visualização de você dentro de limites que são seguros para você.

Primeiro, peça às participantes que desenhem um avatar de si mesmas em um círculo no centro do papel.

O círculo representa sua bolha individual de privacidade.

Existem coisas dentro e fora da bolha.

Em post-its, um item por post-it, peça a elas que coloquem dentro de sua bolha as coisas que mantêm mais privadas e as pessoas com as quais compartilham as coisas mais privadas. Do lado de fora da bolha, coloquem as coisas que elas considerem públicas.

Essas coisas podem incluir:

Uma amostra de como isso poderia ser:

CircleExample1.png

Tradução da imagem:

Depois de fazerem o primeiro círculo, peça que desenhem outro círculo menor, dentro do primeiro, esse também deve estar em volta do avatar e, em seguida, reorganizem os post-its de acordo com os níveis de compartilhamento de informações que desejam ter entre pessoas diferentes.

Pode ficar parecendo algo assim:

CircleExample2.png

Por último, peça que desenhem outro círculo, mais perto de seu avatar e pensem nas coisas que nunca compartilhariam com ninguém. Essas coisas serão colocadas nesse círculo mais interno.

CircleExample3.png

Troca de impressões e discussão em grupo - 25 minutos

Dando sequência à atividade, pergunte às participantes sobre o exercício, as reflexões e percepções que tiveram ao desenhar.

Pergunte a elas como decidiram quem ficaria dentro e fora das bolhas/círculos, também sobre como decidiram a distância das pessoas fora da bolha em relação às bolhas, ou seja, a posição dessas pessoas.

Reflita sobre como suas bolhas individuais se relacionam com a criação de espaços seguros para si mesma - dentro e fora da internet.

Algumas perguntas de orientação para a discussão:

Notas de facilitação: Não comente sobre as bolhas das participantes e onde estão suas informações / sentimentos / pensamentos. Não incentive esse tipo de comportamento também entre as demais participantes. Pequenas coisas como expressar surpresa, levantar uma sobrancelha ou rir quando alguém está compartilhando sua bolha não cria um ambiente seguro para as participantes.


wiggy-cactus-yellow-several.png

Criando o ambiente online dos seus sonhos [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Nesta atividade, as participantes consideram os elementos de um espaço online onde sua comunidade pode crescer, se desenvolver, prosperar. Dependendo dos objetivos do grupo e do workshop, as facilitadoras podem levar as participantes a considerarem possíveis atividades e formas de estar em espaços online.

Este é um exercício de visualização e pode levar a uma discussão sobre os espaços online onde as participantes costumam estar com mais frequência e às possibilidades e limitações de usar essas plataformas em comparação com o espaço ideal que elas imaginaram.

Objetivos 

Para quem essa atividade é destinada?

Esta atividade é para pessoas ou grupos que tenham participação em espaços online. Pode ser uma boa atividade para um grupo pensar no redesenho de um espaço que atualmente precisa ser revisto pelo grupo, ou para um grupo em que as participantes estejam estabelecendo novos espaços online juntas.

Duração

Tempo total sugerido para uma oficina padrão com 12-15 participantes: 2h30 

Recursos necessários para essa atividade

Dinâmica

Discussão: Por que estamos online? Por que isso é importante para nós?

Como estaremos examinando as muitas maneiras pelas quais a Internet não foi projetada para nossa segurança ou privacidade, baseie esta conversa nas razões pelas quais as participantes estão online. Se você já está familiarizada com o grupo, pode dar exemplos do trabalho que elas estão realizando online. Se você estiver menos familiarizada com o grupo, peça às participantes exemplos de coisas que estão fazendo online que sejam significativas para elas.

Abra espaço para discussão sobre as diferentes facetas que compõem a vida das pessoas.

Algumas perguntas de orientação para esta discussão:

Nota para facilitadora: é uma boa ideia enfatizar que o "Ambiente Online dos Sonhos" se refere a um ambiente de trabalho pessoal e político / ativista. Portanto, dependendo de como as participantes estão respondendo às perguntas-guia, desafie-as a pensar sobre seus trabalhos pessoais e ativistas e sobre o uso da internet nesses espaços.

Escreva os destaques da discussão.

Atividade em grupos menores

Depois de apresentar a proposta da atividade, forme grupos pequenos (3 - 5 participantes) para pensarem em seus ambientes online dos sonhos. Durante a discussão dos grupos, peça a elas que reflitam e respondam sobre as seguintes perguntas:

Peça aos grupos que desenhem este espaço da forma mais criativa possível e peça que preparem uma apresentação criativa para o resto do grupo.

Compartilhando Impressões

Para desenvolver as apresentações, peça às outras participantes, ouvintes, que façam perguntas de esclarecimento após as apresentações e listem questões mais estratégicas / éticas / importantes. Espere até que todos os grupos tenham apresentado suas ideias para compartilharem em um grande grupo.

Devolutiva/ conversa

Para encerrar esta atividade, discuta o seguinte:

Notas de facilitação
  1. Faça perguntas sobre outras considerações na criação de espaços online seguros:
    1. Quem são aqueles que ameaçam a segurança deste espaço? Interna e externamente? Como eles podem proteger o espaço?
    2. Onde os espaços estão hospedados (ou seja, as leis nacionais existentes têm um impacto sobre esses espaços inclusive sobre permitir ou não a existência desse tipo de espaço, bem como garantir a reparação se o espaço for abusado)?
    3. Existem considerações legais na criação de tal espaço com as quais o grupo deve se preocupar?
    4.  Quais são as responsabilidades e obrigações das plataformas de mídia social quando algo dá errado? O que elas são na realidade? E quais deveriam ser essas responsabilidades? Você pode querer ler sobre os Princípios de Manila sobre Responsabilidade Intermediária.
    5. Quais são os padrões internacionais e nacionais de direitos humanos sobre privacidade? Quais são as considerações legais sobre privacidade?

Isso pode levar diretamente a uma contribuição/palestra sobre os princípios de segurança online ou a uma palestra sobre questões de privacidade nas mídias sociais.


wiggy-cactus-yellow-several.png

Como seria a sua plataforma de fotos? [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Esta é uma atividade de visualização. O objetivo é fazer as participantes pensarem sobre consentimento online e privacidade de dados por meio de permissões e termos de serviços nos aplicativos que elas usam.

Objetivos 

Para quem essa atividade é destinada?

Esta atividade pode ser usada com participantes que tenham diferentes níveis de experiência em questões de consentimento e privacidade, dentro e fora da internet, de preferência com acesso durante a oficina a um dispositivo com o qual se conectem à internet.

Duração

45 minutos, incluindo o configurações e análise. 

Recursos necessários para esta atividade

Dinâmica

Esse é um exercício de visualização. As participantes ganham post-its e canetas marcadoras para escrever.

Vizualização individual - 15 minutos

Primeiro, leia o cenário no flip chart da seguinte forma:

"Digamos que você seja a inventora/proprietária de uma nova rede social popular baseada em fotos (como o Instagram). Você ganha dinheiro oferecendo aos usuários a capacidade de anunciar suas postagens para usuários específicos com base em idade, localização, interesse. Para operar, você precisa de acesso à galeria de fotos dos usuários. Quais permissões você solicitaria e sobre quais termos de serviço você forneceria informações à terceiros? "

Você pode pedir às participantes que reflitam sobre os seguintes aspectos:

Análise com todo o grupo - 25 minutos

Para orientar e estimular, pergunte a elas sobre o exercício e as reflexões/percepções que tiveram enquanto escreviam.

Algumas perguntas de orientação para a análise/conversa:

Vocês podem, então, refletir sobre as respostas que forem surgindo e discuti-las com todo o  grupo.


wiggy-cactus-blue-several.png

A nuvem [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Esta é uma atividade de visualização. O objetivo é facilitar a discussão sobre armazenamento em nuvem e privacidade de dados. O foco da atividade não é um aprofundamento na conscientização sobre privacidade, mas antes disso proporcionar às participantes uma reflexão sobre suas noções individuais sobre privacidade no uso de nuvens.

Objetivos 

Para quem essa atividade é destinada?

Esta atividade pode ser usada com participantes com diferentes níveis de experiência com questões de privacidade relacionadas à computação e/ou armazenamento em nuvem.

Duração ou tempo estimado

45 minutos

Recursos necessários para essa atividade

Dinâmica

Essa é uma visualização sobre como as nuvens funcionam em termos de armazenamento. Participantes vão receber papéis e canetinas para desenhar. 

Visualização Individual - 15 minutos

Peça às participantes que visualizem a nuvem como um espaço físico e desenhem o espaço em seus papéis. Você pode pedir que reflitam sobre o seguinte:

Avliação com todo o grupo - 25 minutos

Para orientar e estimular, pergunte-lhes sobre o exercício e as reflexões/percepções que tiveram enquanto desenhavam.

Algumas perguntas que podem guiar a conversa:

Você pode propor uma refletixão individual sobre as respostas e discuti-las com o grupo.


wiggy-cactus-red-several.png

Visão + discussão: configurações + permissões [atividade introdutória]

starter_activ_circular_200px.png

Este é um exercício de visualização e discussão. O objetivo é facilitar a discussão sobre consentimento online, configurações do dispositivo e permissões.Também pode ajudar as participantes a compreenderem as várias preocupações/questões sobre o consentimento em seus dispositivos pessoais.

Objetivos 

Para quem essa atividade é destinada?

Esta atividade pode ser usada com participantes que tenham diferentes níveis de experiência em questões de consentimento e privacidade online e offline, de preferência com acesso a um dispositivo com o qual se conectem à internet durante a atividade.

Duração 

Essa atividade pode levar cerca de 1 hora e 30 min.

Recursos necessários para essa atividade   

Dinâmica

Esse é um exercício de visualização e discussão. Participantes vão receber post-its e canetinhas para escrever e desenhar.

Visualização individual - 30 minutos

Primeiro, pergunte às participantes qual dispositivo elas usam para acessar a internet (celulares, tablets, computadores pessoais, desktop no trabalho / casa / outros espaços públicos etc). Em seguida, diga a elas para pensarem e escreverem nos post-its as três primeiras atividades que elas deram consentimento em seus dispositivos móveis, independentemente de quais aplicativos.

Em seguida, em folhas de papel em branco, peça que desenhem um celular. Depois, peça que identifiquem qual sistema operacional seu dispositivo usa. Por fim, peça a elas que escrevam (no desenho do esboço móvel) 5 aplicativos que mais usam, verifiquem as permissões concedidas a esses aplicativos e anotem ao lado de cada um dos aplicativos.

Análise em grupo - 1 hora

Depois que todas as participantes tiverem visualizado esses detalhes, peça que compartilhem umas com as outras o que visualizaram. Alguns aplicativos (como WhatsApp, Facebook, Twitter, Google Maps etc.) são comumente usados por muitas pessoas, então você pode encontrar pontos em comum nas respostas. Procure semelhanças, mas também interrogue sobre as diferenças.

Nota: Se houver mais de 6 participantes, você pode opcionalmente formar grupos menores com 6 pessoas, para garantir que cada uma das participante tenha tempo para falar sobre o que visualizou.

Você pode facilitar a discussão com algumas perguntas como:

Antes de entrar em questões sobre configurações e permissões, você pode explicar:

"Como os smartphones oferecem ainda mais funcionalidades e opções do que os telefones convencionais, a quantidade de informações que podem ser observadas e registradas é muito maior. Além disso, os usuários de smartphones estão compartilhando informações de identificação muito detalhadas sobre si mesmos e seu uso para muito mais empresas do que apenas sua operadora de rede móvel - cada aplicativo que você escolher instalar também pode enviar dados específicos sobre seu uso, tempos de chamada, contatos e uso de dados para quem é proprietário desse aplicativo.

O que um aplicativo pode ver e registrar geralmente é definido por padrão, mas existem muito poucas leis e regulamentos que limitem o que se pode projetar ou não em um aplicativo. Da mesma forma, o sistema operacional e o fabricante de um smartphone têm implicações sobre para onde vão seus dados e quem pode vê-los, além da operadora de rede móvel. " Fonte

Uma vez que esse entendimento básico tenha sido estabelecido, você pode conduzir a conversa para uma discussão mais detalhada sobre as configurações e permissões do dispositivo. Algumas perguntas de orientação para a discussão:

Você pode recorrer ao seguinte texto para trazer algumas informações básicas que podem orientar a discussão:

"Os dispositivos Android compartilham uma grande quantidade de dados da usuária com o Google, já que seu sistema operacional está profundamente entrelaçado com a conta da usuária do Google. Se você usa os serviços e aplicativos do Google, bem como um smartphone com Android, o Google conhece uma enorme quantidade de informações sobre você - possivelmente mais do que você imagina sobre si mesma, já que eles registram e analisam esses dados.

Da mesma forma, os iPhones (usando iOS como sistema operacional) fornecem à Apple uma quantidade semelhante de informações sobre usuárias, que podem ser combinadas com os dados de uma usuária se ela usar outros produtos e serviços da Apple. Além disso, o iPhone e a Apple são altamente proprietários e seu software e hardware são de código fechado. Isso inclui o próprio iPhone, bem como os aplicativos da Apple que são executados nele; em comparação, o Android é open source, o que permite que todos revisem seu código e saibam o que o Android faz.

Os smartphones são capazes de usar satélites GPS (Sistema de Posicionamento Global), além da triangulação de localização aproximada que as torres de rede móvel podem fornecer. Isso fornece dados de localização muito mais detalhados aos operadores e a quaisquer aplicativos que tenham acesso a essas informações. Essa localização mais precisa pode ser anexada, junto com a data e outras informações, a quaisquer dados que o telefone coleta para publicar online ou armazenar em sua memória. "  Fonte


wiggy-cactus-white-several.png

Interações + discussão: Privacidade, consentimento e segurança [atividad de aprofundamento]

Esta atividade tem um formato em que a facilitadora dá contribuições ao grupo e facilita uma discussão sobre as questões relacionadas à privacidade, consentimento e segurança.

deepening_activ_circular_200px.png

Esta atividade tem um formato em que a facilitadora dá contribuições ao grupo e facilita uma discussão sobre as questões relacionadas à privacidade, consentimento e segurança.

Sugerimos que você use esta atividade para balizar as outras atividades de aprendizagem, como: Investigando os significados de "segurança/cuidado" ou A bolha.

Objetivos

Para quem essa atividade é destinada?

Esta atividade pode ser usada com participantes que tenham diferentes níveis de experiência tanto com espaço online quanto com a criação de espaços seguros. Obviamente, se as participantes tiverem apenas um entendimento muito básico dos conceitos feministas, como “agência” e “consentimento”, a facilitadora precisará esclarecer esses termos no início das interações e da discussão.

Duração

No mínimo 40 minutos.

Recursos necessários para essa atividade

A facilitadora/ treinadora também pode optar por usar uma apresentação para essa atividade.

Dinâmica

Se já tiverem sido feitas as atividades Investigando os significados de "segurança/cuidado" ou A bolha, use as impressões colhidas nessas atividades para começar a construir uma definição sobre  privacidade. Especificamente:


wiggy-cactus-red-several.png


Investigando o “consentimento” e a “privacidade”

Pontos-chave a serem levantados nesta contribuição e discussão.

Investigando o “consentimento”

Temos a tendência de pensar no consentimento como algo pontual. Como assinar um pedaço de papel uma vez e pronto. No entanto, por experiência, sabemos que o consentimento é simples, mas complexo ao mesmo tempo. Simples em seu princípio, mas complexo em suas implicações. Aqui estão algumas coisas para discutir:

Assista ao video Chá e Consentimento [em inglês]

Mostre esta tirinha:

everydayfeminism-consent.png

A facilitadora pode focar em alguns cenários para destacar os seguintes pontos:

Investigando “privacidade”

Os pontos-chave para esta contribuição podem incluir:

As diferentes dimenções de privacidade:

Territorial / espacial
 Relacionado
No corpo
Privacidade de Dados
 Definindo privacidade

Questões para a discussão

Notas para preparação da facilitadora

Embora esta atividade de aprendizagem tenha a facilitadora contribuindo, também é importante reiterar o espaço seguro, aberto e interativo que todas as oficinas FTX tentam criar. Isso pode ser feito enquadrando esta atividade com diretrizes que permitam às participantes levantar as mãos para fazer perguntas ou argumentar, enfatizar ou esclarecer um ponto que está sendo tratado na apresentação. A outra maneira de encorajar a interatividade durante as atividades de aprendizagem que sigam o estilo apresentação é "pipocar" os tópicos - fazer uma pergunta ao grupo para iniciar um tópico e, em seguida, usar as respostas para lançar uma apresentação / contribuição.

A fim de se preparar para esta atividade de aprendizagem, a facilitadora precisará atualizar o seguinte:

 Recursos Adicionais


wiggy-cactus-yellow-several.png

Interações + atividade: “Regras” para segurança online ou “Regras” para cuidados digitais [atividad de aprofundamento]

deepening_activ_circular_200px‧png

Esta atividade de aprendizagem é sobre como compartilhar princípios básicos de segurança online e fazer com que as participantes articulem políticas pessoais ou organizacionais para garantir sua segurança online.

Esta atividade pode ser realizada após Interações + discussão: Privacidade, consentimento e segurança ou Criando o ambiente online dos seus sonhos e ser a base para Tornando os espaços online mais seguros.

Existem três partes principais para esta atividade:

Objetivos 

Para quem essa atividade é destinada?

Participantes com diferentes níveis de experiência. No entanto, observe que os participantes com mais experiência em segurança digital podem achar isso muito básico. 

Duração

105 minutos total (1 hora, 45 minutos): 

Recursos necessários para essa atividade

Dinâmica

Comece listando os Princípios Básicos de Segurança Online (consulte Recursos Adicionais)

Observação: seria bom consultar exemplos que foram compartilhados em atividades de aprendizado anteriores à medida que esses princípios são apresentados.

Em seguida, faça com que as participantes reflitam sobre suas práticas de comunicação, pedindo a elas que preencham individualmente este formulário (preenchimento de uma amostra). Para não tornar essa atividade confusa, faça um recorte de período, peça aos participantes que pensem sobre as últimas 24 horas 

Com quem me comunico

Sobre quais assuntos você comunica

A comunicação é privada?

Canais de Comunicação

Mãe

Uma viagem que estou fazendo

Sim

Facebook messenger (chat) 

Maria 

Detalhes do dia a dia de trabalho

Sim

Email, Telegram, Facebook messenger (chat)

Sara

Evento no próximo mês

Sim

Email 

Lúcia 

Jantar na próxima semana

Sim


SMS 


Sobre como o presidente de um país muito distante é péssimo

Não

Grupo de Facebook 


Principios Feministas para tecnologia

Não 

Blog Pessoal

Marcadores de diferença: Os nomes na tabela são nomes sugeridos. Você pode alterar esses nomes para caber em nomes mais comuns em seu país ou contexto. 

O ponto de partida pode ser as pessoas com quem elas se comunicaram ou os tópicos sobre os quais elas comunicaram nas últimas 24 horas.

Depois de fazer com que as participantes preencham seus formulários individuais, peça-lhes que reflitam sobre as seguintes questões:

Em seguida, prossiga com a apresentação das Áreas a serem consideradas na segurança online (consulte Recursos Adicionais).

Depois, peça às participantes que reflitam sobre as áreas a serem consideradas e escrevam suas "regras de segurança online" pessoais com base neste modelo:

Observação: Essas regras são rascunhos de regras e são pessoais, únicas para cada participante. É importante que isso fique bem estabelecido e compreendido entre as participantes e que a atividade aconteça desta forma. É importante também continuar reiterando os Princípios Básicos de Segurança Online.

Depois que as participantes tiverem escrito suas "regras de segurança online", discuta com o grupo sobre sobre as seguintes provocações:

Sugerimos que você prossiga para Criando espaços seguros online

Notas para a preparação da facilitadora

Pode ser interessante para você ler este artigo em Aumentando Capacidades: Funções e responsabilidades de uma facilitadora de segurança digital para se preparar mentalmente para esta atividade.

Recursos adicionais

Princípios básicos em segurança online

Nota para facilitação: Tome para si o cuidado de não parecer purista/higienista/hipócrita ao estabelecer estes princípios. Colocá-los de uma forma que pareça inacessível dentro das habilidades e possibilidades emocionais, territoriais e financeiras des participantes pode fazer com que se sintam paranóicas com sua segurança. Uma maneira de fazer isso, como treinadora feminista, é trazer exemplos que dizem respeito às suas experiências e limitações pessoais. Dessa forma, as participantes não se sentirão julgades por suas opções de comunicação e segurança digital.

Áreas a considerar na segurança online

Essas são áreas que as participantes devem considerar quando pensam sobre sua segurança online.

Com quem você se comunica e o que você comunica com essas pessoas

O que você usa para se comunicar

Seu contexto específico, capacidade e risco



wiggy-cactus-yellow-several‧png

Tornando os espaços online mais seguros [atividades práticas]

O objetivo desta atividade é examinar as opções de privacidade para contas e grupos dos sites de mídia social acordados (ou seja, comumente usados no grupo).

Se você deseja realizar uma atividade prática sobre serviços online, esta atividade fornece orientação para analisar as configurações, políticas e normas dos espaços online.

Sobre esta atividade 


tactical_activ_circular_200px.png
O objetivo desta atividade é examinar as opções de privacidade para contas e grupos dos sites de mídia social acordados (ou seja, comumente usados no grupo). Para os grupos que realizaram o exercício Criando o Ambiente Online dos seus Sonhos, esta é uma atividade para tornar os lugares dos sonhos realidade, incluindo a abordagem dos desafios do design e da política de espaços online atuais em desacordo com as visões do espaço dos sonhos. Essa atividade também pode ser utilizada para grupos que já possuem espaços online e desejam alterá-los para que se sintam mais seguras.

Se você deseja realizar uma atividade prática sobre serviços online, esta atividade fornece orientação para analisar as configurações, políticas e normas dos espaços online. Não é um guia passo-a-passo para ajustar as configurações, pois elas mudam com muita frequência.

Objetivos 

Para quem essa atividade é destinada?

Esta atividade pode ser usada com participantes com diferentes níveis de experiência em espaços online e na criação de espaços seguros. As participantes serão solicitadas a explorar e definir as configurações de privacidade nas ferramentas que estão usando.

Duração

Essa atividade requer cerca de 3 horas.

Recursos necessários para essa atividade

wiggy-cactus-red-several.png

Dinâmica

1. Mapear seu espaço

Desenvolvendo novos espaços: se você realizou com o grupo a atividade Criando o ambiente online dos seus sonhos, pode usar o trabalho desse exercício como seu mapa.

Redesenhando os espaços existentes: Se o seu grupo preferir redesenhar um espaço online existente, identifique um espaço do qual o grupo já participe ou peça às participantes que formem grupos com base nos espaços dos quais participam e facilite o(s) grupo(s) para responder às perguntas do Criando o ambiente online dos seus sonhos, sobre estes espaços existentes:

Peça aos grupos que desenhem este espaço da forma mais criativa possível e  que usem essa criatividade parar preparar uma apresentação para o resto do grupo.

2. Escolhendo espaços: espaços que funcionam e avaliação de segurança

Se você realizou a atividade Interações + atividade: “Regras” para segurança online com esse grupo, talvez já tenha conversado sobre como escolher espaços e avaliar os riscos das comunicações online.

Escolhendo espaços a partir da funcionalidade

Como você escolhe e avalia os riscos para si mesma nas plataformas? Escolha espaços que nos ajudem a alcançar nossos objetivos de comunicação e tente participar desses espaços de forma que não nos exponha a riscos que não queremos correr.

Olhe para o mapa que você fez. Você já consegue identificar uma plataforma que lhe permitirá criar o espaço que você desenhou/esquematizou? Qual dos componentes do seu espaço será fácil de criar? O que será difícil? Existem espaços alternativos onde alguns desses elementos serão mais fáceis ou mais difíceis?

Escolhendo espaços estrategicamente

O espaço que você escolheu corresponde à sua estratégia? Este é um bom espaço para: organizar, mobilizar, para anúncios / influenciar o discurso?

Facilitadora: Apresente como essas diferentes atividades trazem consigo diferentes níveis de risco.

Perguntas que podem ser feitas:

Essa discussão leva e já pode introduzir à próxima seção de discussão, examinando os riscos com os quais as pessoas estão mais preocupadas.

Nota de facilitação: esta seção pode ser muito rápida, com todos concordando que precisam estar em uma única plataforma agora, por exemplo, o Facebook. No entanto, você pode aproveitar para falar sobre uma variedade de outras ferramentas e plataformas.

Discussão OU Interações: Avaliando as dimensões da segurança e da Internet: Quais são os problemas atuais?

Pergunte ao grupo: com quais riscos de segurança você está preocupado em espaços online? Facilite esta discussão para incluir preocupações sobre ações que os indivíduos podem realizar nesses espaços, bem como ações realizadas pelas empresas de software donas desses espaços.

Se você já fez a atividade Interações + atividade: “Regras” para segurança online com esse grupo, pode consultar os resultados da discussão e abreviar esta seção.

Caso contrário, facilite a discussão sobre os riscos de segurança em espaços online. Tire partido das experiências dos participantes, mas também prepare alguns exemplos de histórias em que a privacidade foi violada através de espaços online e qual foi o impacto nos indivíduos.

Discussão: Pergunte às participantes quais são as preocupações de segurança que elas têm em espaços online. Existem incidentes ou riscos específicos com os quais as pessoas estão preocupadas e desejam abordar em seu Espaço dos Sonho ou espaço reprojetado?

Interações: Sugerimos que você se familiarize com 2 a 3 estudos de caso e compartilhe-os aqui. Para compartilhá-los com o mínimo de tempo, apresente-os como uma palestra. Se você tiver mais tempo, ou quiser facilitar uma conversa mais profunda e o engajamento com as questões, encontre alguns meios de comunicação como artigos, vídeos curtos, entrevistas, sobre um caso e compartilhe com o grupo. Peça às participantes que os discutam em pares ou pequenos grupos.

Facilitadora: peça às participantes que considerem por que as plataformas em que estamos não são mais seguras por padrão/design.


wiggy-cactus-red-several.png

3. Faça um plano: Aborde os riscos dos espaços que você está usando

Usando os Espaços dos Sonho ou Espaços Redesenhados como exemplos, peça às participantes que façam planos para a implementação deste espaço online.

Isso pode ser mais útil se elas tiverem espaços ativos que desejam tornar mais seguros e protegidos.

Questões a serem consideradas aqui:

Considere

Plataforma ou Espaço

Como você poderá resolver isso?

Quem pode ver o que

Twitter (esse é um exemplo) 

Revisar minhas configurações de privacidade; considerar o conteúdo que eu posto, respondo, dou uma curtida (dou like) e as configurações de privacidade padrão em diferentes tipos de conteúdo; reduzir o número de pessoas às quais estou vinculado; proibir marcação 

Você conhece todo mundo a quem você está ligado? 


rever minhas conexões; remover conexões com pessoas que não conheço;

Você deseja usar seu nome real; anonimato e como é difícil


use um pseudônimo; impedir que outras pessoas se refiram a você ou te mencionem usando seu nome verdadeiro

Você que compartilhar a sua localização


Não, não desejo compartilhar minha localização automaticamente; desligar os serviços de localização; limitar postagens de fotos mostrando minha localização

Autorização 

Considere

Plataforma ou Espaço

Como você poderá resolver isso?

Garantir que estou desconectado / deslogado

f-book 

não salve a senha no navegador; revisar configuração no f-book para logout automático

2 fatores em contas e dispositivos


configurar 2 fatores para ter mais certeza de que apenas eu estou fazendo login

Contas compartilhadas


revisar quem tem acesso às contas compartilhadas; rever as políticas de senha nessas contas

Dispositivos

Condidere

Plataforma ou Espaço



Como você poderá resolver isso?

Segurança no nível do dispositivo

Twitter ou outro app

não fazer login automaticamente em nenhum aplicativo ou por meio de navegadores

Desejo que as notificações sejam exibidas em meus dispositivos


desligue notificações de áudio e vídeo

Administração de grupo

Se você estiver trabalhando com um grupo para implementar um espaço online, use a tabela de perguntas a seguir, analise e trabalhe utilizando as respostas, encontrando-as e implementando as configurações apropriadas na própria plataforma escolhida pelo grupo:

Exemplo de tabela de design / implementação:

Considere a página do grupo ou pagina pessoal

https://www.facebook.com/APCNews 

O que você está fazendo para implementar isso?

Quem pode visualzar esse espaço?

Qualquer pessoa na internet

nosso grupo é público no Facebook e possível de encontrar buscando na internet

Para quem esse espaço se destina? 

Membros da APC, comunidade e potenciais membros da APC


convidamos a equipe da APC e os membros da rede a participarem, mencionamos-os em postagens, convidamos-os para eventos postados nesta página


Para quem esse espaço não se destina?

Membros da APC, comunidade e potenciais membros da APC

fechado / público - limitamos quem pode postar, mas tornamos a página localizável no Facebook e por meio de pesquisas na web 

Que tipo de coisas as pessoas fazem ou farão nesse espaço? 

notificações sobre o trabalho da APC e links para o conteúdo da rede da APC publicado em outro lugar


Quem pode criar conteúdo nesse espaço? Que tipo de conteúdo?

equipe e membros

Como você gostaria de comunicar as regras desse espaço?

na página onde conta sobre do nosso grupo

vamos escrever nossas regras com base neste gráfico de perguntas e respostas e postá-lo em nossa página sobre 

Nota para bem-estar: trazer à tona conceitos de risco e tecnologia pode causar estresse às participantes. Esteja ciente disso. Faça uma pausa para um exercício de respiração. Ou permita que elas dêem um passeio pelo local para se descontrair quando precisarem.

Recursos adicionais


wiggy-cactus-red-several.png

Ferramentas alternativas para redes e comunicações [atividades práticas]

tactical_activ_circular_200px.png

Esta atividade é orientada principalmente para que indivíduos e grupos comecem a usar ferramentas alternativas a serviços proprietários "gratuitos".

Ela é mais eficaz quando os participantes fazem parte de uma rede para que possam começar a desenvolver novas formas de comunicação entre si.

Vamos nos concentrar em três ferramentas de comunicação entre as mais usadas: e-mail, aplicativos de bate-papo e alternativas ao Google Docs.

Objetivos 

Para quem essa atividade é destinada?

Esta  é uma atividade que pode ser feita com participantes de diferentes níveis de conhecimento e habilidade no uso de ferramentas online. 

Duração

Para fazer a atividade completa você provavelmente precisará de pelo menos 5 horas.

Recursos necessários para essa atividade

Dinâmica

O objetivo desta atividade é encorajar suas participantes a serem menos dependentes de serviços comerciais que violem a privacidade e a segurança das usuárias.

Praticando com Protonmail

Por que Protonmail?

Limitações do Protonmail

Para se inscrever em uma conta Protonmail: https://proton.me

Observações: Se todos vocês estiverem usando a mesma conexão de Internet (como fazemos em workshops de treinamento), Protonmail pode não permitir várias inscrições no mesmo endereço IP. Isso pode causar atraso na atividade. Ter vários pontos de acesso (com diferentes endereços IP) irá atenuar esse problema.

Jargon Watch: Essa área pode ter muitos jargões. Certifique-se de ter estabelecido uma maneira para as participantes pausarem e esclarecerem conceitos que elas não entendem enquanto você faz seu treinamento. Pode ser tão simples como lembrá-las de que podem levantar a mão a qualquer momento quando não entenderem algo, e você perguntar diretamente se elas não entendem um termo técnico.

Praticando com Signal

Por que Signal?

Limitações do Signal

Tarefas para fazer com o Signal

Praticando com cocumentos colaborativos Riseup / Ethercalc 

Porque?

Limitações

Configurar um pad: https://pad.riseup.net/

Configurar uma planilha: https://eveliyn.vedetas.org/ 

Considerações de segurança no uso de pads (blocos de nota online e colaborativos)

Praticando com Jit.si

Porque Jitsi?

Limitações

Tarefas para praticar no Jitsi

Observações para a instrutora: antes de começar, pratique a configuração dos serviços / ferramentas para o caso de alguma função ter mudado.

Recursos adicionais

Alternative To [em inglês] é um site de listas e classificações feitas por usuáries de ferramentas alternativas (plataformas, software, aplicativos). Possui notas / tags que mencionam as funcionalidades de segurança das ferramentas listadas. Este é um bom recurso para encontrar alternativas às ferramentas populares.

Depois de encontrar uma ferramenta alternativa, confirme seus recursos de segurança e privacidade fazendo uma pesquisa com os seguintes termos:


wiggy-cactus-yellow-several.png